Viral

Atual ‘Bola de Ouro’ se recusa a disputar Copa do Mundo em protesto por disparidade financeira

Ada Hegerberg, norueguesa e vencedora do prêmio de melhor do mundo, avisou que ficaria de fora do Mundial se federação não igualasse condições entre futebol masculino e feminino

Por El País 05/06/2019 12h12
Atual ‘Bola de Ouro’ se recusa a disputar Copa do Mundo em protesto por disparidade financeira
Ada Hegerberg recebendo a Bola de Ouro em Paris - Foto: Getty

No dia 2 de maio, o treinador norueguês Martin Sjogren anunciou a lista de 23 jogadoras que irão à próxima Copa do Mundo feminina, que será disputada na França a partir desta quinta-feira (7) até o dia 7 de julho. A lista cumpriu o pior dos presságios para a seleção da Noruega, mas também alçou a bandeira da luta pela igualdade de gênero. Conch (23 anos), atual vencedora da Bola de Ouro, não figurava na convocação.

Considerada a melhor jogadora do mundo em 2018 pela revista francesa France Football – Marta foi a vencedora do prêmio The Best da FIFA –, ela já tinha anunciado em 2017, em um comunicado, que não iria à maior competição do futebol feminino se as condições com as quais a seleção feminina de seu país compete não se igualassem às da seleção masculina. Hegerberg não falava só de dinheiro. Falava também de infraestrutura, planejamento, desenvolvimento e alojamentos nas concentrações do mesmo nível e conforto que os dos homens. Assim propôs aos dirigentes da federação norueguesa antes de tomar sua decisão. “O futebol é o esporte mais importante da Noruega para as crianças e foi durante anos, mas as garotas não têm as mesmas oportunidades que os garotos”, escreveu Hegerberg.

Aquele primeiro impulso que lançou serviu para que a federação norueguesa e o sindicato de jogadores do país escandinavo assinassem um convênio de igualdade salarial entre homens e mulheres. No entanto, isto não foi suficiente para que a grande estrela do Lyon, principal equipe do país sede do Mundial e finalista da Champions feminina, vá à Copa do Mundo representando seu país. Com sua postura reivindicativa, Hegerberg rejeitou o torneio que é o sonho de qualquer atleta. Sua ausência é um desafio para as autoridades. Um golpe esportivo para sua federação, além da FIFA e do comitê organizador da Copa, tamanha a popularidade a jogadora norueguesa tem na França.

Em pleno século XXI, por discriminação, o melhor torneio de futebol não contará com uma das melhores jogadoras do mundo. “Me parece muito triste. É um sacrifício muito grande porque a essa altura as coisas ainda estão como estão porque não as fazem bem”, relata com uma mistura de perplexidade, admiração e indignação Conchi Amancio, a grande pioneira do futebol feminino espanhol. “Ada é admirável. Eu não sei se faria a mesma coisa”, se questiona Amancio, refletindo sobre o que significa rejeitar uma Copa.

“Sei o que quero e conheço meus valores, portanto é fácil tomar decisões difíceis quando você sabe quais são as ambições e quais são os valores que defende. Trata-se de ser sincera contigo, ser você mesma”, defendeu Hegerberg em uma entrevista à CNN no final de 2018.

Quando recebeu a primeira Bola de Ouro do futebol feminino, visivelmente emocionada com o troféu entre suas mãos durante o jantar de gala em Paris, Hegerberg pronunciou um discurso coerente no qual lançava um olhar para o futuro: “É muito importante que se tenha criado uma categoria para as mulheres na Bola de Ouro, por isso quero acabar com uma mensagem a todas as jovens: creiam em vocês, não parem nunca”. Sob o mesmo palco, Ada ouviu uma piada do famoso DJ Martin Solveig carregada de machismo. O artista francês perguntou se ela sabia dançar twerking, o insinuante baile nascido do hip-hopque se converteu em uma dança de movimentos mais variados e sensuais. A pergunta e o seco “não” da resposta incendiaram as redes sociais contra Solveig, que teve que pedir desculpas pelo que considerou uma “má piada”.

A decisão de Hegerberg também gera em Conchi Amancio uma reflexão: “Até quando teremos que seguir fazendo as mulheres sacrifícios tão grandes como o que fez Ada?”.