Turismo

As melhores férias acontecem em Florianópolis

A ilha oferece passeios para todos os gostos

05/06/2019 19h07
As melhores férias acontecem em Florianópolis
A ilha oferece passeios para todos os gostos - Foto: Cortesia

Capital de Santa Catarina, Florianópolis é um destino fantástico para passar uma temporada de férias espetaculares, porque além de ter uma excelente qualidade de vida, oferece aos seus visitantes a possibilidade de experimentar diversas atividades ligadas à natureza, à cultura, esportes e gastronomia. São mais de cem praias para escolher, muitas dunas e lagoas, além de mirantes naturais para poder curtir as paisagens da região. Não é a toa que turistas do mundo todo viajam para Florianópolis: a culinária variada com os frutos do mar como protagonistas se une as belezas das praias e a vida noturna. Um coquetel de atrações!

 

Floripa, como é popularmente conhecida a capital catarinense, atrai pela grande diversidade de praias. Uma grande maioria de turistas vindos da Argentina e do Uruguai costuma passar férias aqui. Mas também viajantes de outros países e de outras cidades brasileiras conseguem passagens aéreas promocionais para curtir férias no sul do Brasil. Acontece que são tantas as opções de atividades, que geralmente uma única viagem não será suficiente para conhecer tudo o que há por aqui.

O entusiasmo, a ansiedade e a alegria se misturam na hora de definir o destino e a época, que nesta região não é precisamente o verão. Março e abril são os melhores meses para curtir Florianópolis, porque chove muito pouco e já não faz tanto calor. E o mais importante: os preços diminuem nesses meses.

Para que a viagem seja um verdadeiro sucesso, é necessário ser bem organizado e planejar tudo com calma e muita atenção. Na verdade, qualquer tipo de viagem, sem importar o destino, precisa disso para dar tudo certo. E Florianópolis, terra dos manezinhos, bem merece atenção total. Por isso, o ideal é pegar lápis e papel (ou o smartphone para os mais tecnológicos), e tomar nota do seguinte:

  1. Definido o destino e a data, começar a procurar passagens aéreas promocionais para Florianópolis, hospedagem e talvez aluguel de um carro -se você quiser ter autonomia para se locomover- será o segundo passo para uma boa organização.
  2. Depois, checar a documentação necessária para a viagem: tudo deve estar em dia, tanto carteira de identidade, como carteira de motorista e os cartões de débito e crédito, para não serem surpreendidos com eventuais imprevistos.
  3. Posteriormente, fazer uma boa seleção de atividades, de acordo à quantidade de dias que terão essas férias.
  4. Finalmente, organizar tudo o que irá na mala. Analisar as atividades que serão feitas para levar as peças de roupa adequada.
  5. Prestar muita atenção na caixinha de pronto-socorro: colocar nela tudo o que for basicamente necessário para dor de cabeça, dor de estômago, inflamação e situações corriqueiras do dia a dia. Se for um viajante com doença preexistente, não esquecer os remédios que toma regularmente.

 

 

Entre os passeios que são verdadeiramente imperdíveis em Florianópolis, é recomendável escolher:

  • Visitar o Mercado Público. Fica perto da rodoviária. Tem uma enorme variedade de restaurantes e bares para experimentar as delicias gastronômicas da região.
  • Percorrer o Centro Histórico da cidade, admirando as belas construções e fazendo compras de artesanato em cerâmica. Finalizar o dia andando pelo calçadão da Beira mar Norte, onde será possível tirar belas fotos e assistir um pôr do sol espetacular.
  • Se alugou um carro, bem vale a pena dar uma volta à ilha para conhecer diversas e belas praias e ficar naquela que mais gostar para curtir um dia de sol, areia e relax.
  • Visitar a Ilha do Campeche. E Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. As praias da ilha têm águas transparentes e há trilhas para fazer com guias especializados que irão dar toda a informação sobre as inscrições rupestres que estão em sítios arqueológicos.
  • Curtir as dunas da Joaquina. Essa praia tem dunas que possibilitam uma diversão especial: praticar o esqui-bunda, uma atividade que tanto adultos quanto crianças adoram.
  • Experimentar a gastronomia local: o prato típico dos manezinhos (assim são chamados com carinho os nascidos na ilha!) são arroz, feijão, salada e peixe frito. A culinária em Florianópolis é cosmopolita e por causa disso, a pratos para todos os gostos!
  • Curtir a vida noturna. Em ‘Floripa’ há muitos bares, casas noturnas, happy hour em diversos lugares e muita música para ouvir e dançar. Não há como ficar entediado!