Saúde

SMS implanta novo Núcleo de Tratamento do Tabagismo nesta segunda

Núcleo funcionará na Unidade de Saúde da Família (USF) São Fracisco de Paula

Por Secom Maceió 06/06/2019 12h12
SMS implanta novo Núcleo de Tratamento do Tabagismo nesta segunda
Tratamento contra o tabagismo tem duração de um ano - Foto: Internet

Com o objetivo de ofertar mais um local como alternativa para as pessoas que querem parar de fumar, o Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo inaugura mais um núcleo de tratamento do tabagismo, nesta segunda-feira (10), na Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco de Paula, localizada na Cruz das Almas (Grota do Arroz).

Segundo Gilda Teodósio, coordenadora do Programa, é importante criar outras unidades para descentralizar o Núcleo do 2º Centro. “Essa é também uma forma de oferecer um tratamento mais próximo às pessoas que não têm condições de se deslocar para outros bairros”, destaca.

No novo núcleo serão atendidas 20 pessoas, de imediato. O tratamento tem duração de um ano e é dividido em etapas. No primeiro mês, acontecem reuniões semanais; no segundo, as reuniões são quinzenais; e a partir do terceiro mês, as reuniões são mensais.

O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O primeiro, ‘Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde’; o segundo, ‘Os primeiros dias sem fumar’; o terceiro, ‘Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar’ e o quarto livreto, ‘Benefícios obtidos após parar de fumar’.

O Programa dura um ano e conta com profissionais capacitados para atender aos pacientes, tais como fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, médicos e nutricionistas.

Como procurar tratamento?

Não há necessidade de encaminhamento para participar do tratamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Onde encontrar?

Os núcleos estão no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha), na USF Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Dídimo Otto (Benedito Bentes), USF Durval Cortez (Prado) e UBS João Paulo II (Jacintinho), além da Uncisal e Hospital Universitário.