Meio ambiente

Novo Ecoponto deve reduzir pontos de lixo no Tabuleiro

A estruturação do Ecoponto faz parte das ações estratégicas para a redução de pontos de descarte inadequado

Por Assessoria Sudes 07/06/2019 17h05
Novo Ecoponto deve reduzir pontos de lixo no Tabuleiro
Novo Ecoponto é instalado pela Sudes no Tabuleiro do Martins - Foto: Divulgação

Os moradores do bairro Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió, agora têm um local adequado para descartar resíduos volumosos. A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável  (Sudes), entregou, na manhã desta sexta-feira (07) o Ecoponto da região, onde a população pode despejar gratuitamenate um metro cúbico diário de metralha da construção civil, móveis e eletrodomésticos sem utilidade, restos de poda de árvores e materiais recicláveis.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres ressalta que a estruturação do Ecoponto faz parte das ações estratégicas para a redução de pontos de descarte inadequado. Assim como nos Ecopontos do Dique Estrada e da Pajuçara, o local também contará com o cadastro de carroceiros da região para incentivá-los a levar os resíduos e, como recompensa de acordo com as viagens realizadas por mês, receber cestas básicas.

“A Prefeitura entrega esses espaços adequados para que possamos fazer o manejo de resíduo sólido da nossa cidade, facilitando assim a vida da população. Aqueles que têm uma pequena obra, que contratam seu carroceiro, mas tenham a certeza que esse material está sendo entregue aqui e não despejado no meio da rua, para que a gente possa cuidar da nossa cidade, cuidar do nosso meio ambiente e fazer a destinação correta dos nossos resíduos sólidos”, comentou o gestor ao entregar o Ecoponto.

O trabalho para coibir o descarte inadequado vem sendo acompanhado diretamente pelo Ministério Público do Estado, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, que atua em parceria com a Sudes neste sentido. Titular da área, o promotor de Justiça Alberto Fonseca acompanhou o início das atividades do Ecoponto Tabuleiro e falou sobre a importância do equipamento.

“O Ministério Público e a Prefeitura têm trabalhado em parceria com o objetivo de tornar efetiva a política municipal de saneamento, que envolve essa parte de resíduos sólidos. É uma ação de importante relevância, principalmente com impactos para a saúde. Nós sabemos que no entorno desses pontos de lixo é onde se proliferam vetores, a exemplo do mosquito Aedes aegypti, causando sofrimento para a população através da disseminação da dengue, da zika e da chikungunya. Então, é com muita satisfação que o Ministério Público acompanha mais um ecoponto sendo edificado, desta vez no Tabuleiro dos Martins, que vai possibilitar o encerramento de mais de 10 pontos de exposição irregular de resíduos. Isso, é claro, vem em melhoria da qualidade de vida do maceioense. Eu tenho que dar os parabéns ao secretário Gustavo, está a frente da Sudes com o sentido de buscar a efetividade das políticas públicas”, disse o promotor.

Nova entrega

Segundo adiantou Gustavo Torres, na próxima semana haverá outra entrega. “Estruturamos também um Ecoponto no bairro Santa Lúcia para ampliar as áreas de descarte de volumosos. O local está nos ajustes finais em relação à infraestrutura e será inaugurado na próxima semana”, completou o superintendente.

A população também pode solicitar o recolhimento deste material pela Central de Limpeza no número 0800 082 2600 ou pelo Whatsapp 9.8802-4834. Além deste, no Tabuleiro, outros dois ecopontos estão em funcionamento, um na Pajuçara e outro no Dique Estrada.