Educação

Organização oferece bolsas para brasileiros darem aula de Português nos EUA

Programa concede 20 bolsas integrais - incluindo taxas de visto e passagens aéreas - para brasileiros lecionarem nos Estados Unidos por nove meses

Por 7Segundos com Estudar Fora 11/06/2019 08h08
Organização oferece bolsas para brasileiros darem aula de Português nos EUA
Inscrições vão até 28 de julho e devem ser feitas online. - Foto: Reprodução

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas para o programa Foreign Language Teaching Assistant (FLTA), que dá bolsas de estudo para professores brasileiros ensinarem português nos Estados Unidos. As inscrições vão até o dia 28 de julho e devem ser feitas pelo site da Fulbright Brasil.

Serão concedidas até 20 bolsas de estudo com duração de nove meses, com início em agosto e setembro de 2020. Os selecionados irão dar aulas em universidades norte-americanas e receberão auxílio moradia e alimentação, seguro-saúde e passagens áreas. Além disso, terão a oportunidade de realizar cursos sobre cultura e história dos EUA.

Os selecionados também receberão um auxílio para arcar com a taxa do visto J-1, seguro saúde e participarão de um seminário de orientação pré-partida em São Paulo.

“Como FLTA, ensinei português como primary teacher e fiz disciplinas no programa de pós-graduação em linguística, sociologia e antropologia. Essa experiência ampliou a minha visão de mundo, me fez olhar para outros lugares, estudar coisas diferentes”, relatou a bolsista Bibiana Silva ao site da Fulbright.

Quem pode se candidatar à FLTA

Para se candidatar, é preciso ter concluído a licenciatura ou o bacharelado em língua portuguesa após 31 de dezembro de 2014. O candidato também deve comprovar proficiência em inglês por meio de exames como TOEFL (nota mínima 79 no iBT ou 550 no ITP) ou IELTS (nota mínima 6). Essa pontuação deve ter sido obtida pelo candidato em 1 de julho de 2018 ou depois.

No processo de seleção, o candidato deve submeter uma série de documentos, incluindo currículo em inglês, histórico acadêmico e três cartas de recomendação. Também será necessário enviar um vídeo de trinta segundos, por meio deste site, respondendo à pergunta “por que você deseja ser um FLTA?”. Para saber detalhes, basta acessar as instruções de inscrição.

Também é necessário ter nacionalidade brasileira e residir no Brasil durante todo o período do processo de seleção. Confira aqui o edital com todas as informações sobre as bolsas de estudo.

As inscrições vão até 28 de julho. entrevistas com os melhores candidatos serão realizadas remotamente ao longo de agosto e setembro, e em outubro serão divulgados os bolsistas escolhidos. O início das atividades nos EUA será entre agosto e setembro de 2020.

Sobre a Fulbright

A Fulbright é um programa de bolsas fundado em 1946 com o objetivo de promover o intercâmbio entre diversos países do mundo. No Brasil, existe uma comissão que cuida disso desde 1957 – comemorando, em 2017, 60 anos de existência. Desde então, mais de 3.500 brasileiros foram estudar nos Estados Unidos e mais de 2.900 americanos vieram ao Brasil ensinar inglês e divulgar sua cultura.

Tags: