Cultura

Rui Palmeira lança oficialmente o São João de Maceió; veja programação

Elba Ramalho comanda show de abertura, que acontecerá no dia 19 de junho

Por Redação, com assessoria 11/06/2019 10h10
Rui Palmeira lança oficialmente o São João de Maceió; veja programação
Rui Palmeira abre o São João de Maceió 2019 - Foto: Sarah Mendes

Nesta terça-feira (11), o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) Vinícius Palmeira lançaram a programação do São João de Maceió, durante um café da manhã, no Mercado Público do Jaraguá. Na ocasião, também foram entregues os certificados para os arraiais, trios e bandas de forró selecionados por meio das chamadas públicas destinadas aos festejos juninos da capital.

Com o tema “De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom é em Maceió”, o São João de Maceió receberá Elba Ramalho no show de abertura, que acontecerá no dia 19 de junho, em Fernão Velho. Neste dia, o tradicional Trem do Forró sairá da Estação Central, localizada no Centro, em direção ao bairro onde ocorrerá o show da cantora paraibana.

“Será mais um São João de muita alegria. Vamos ter polos espalhados pelos bairros, um arraial central, e seguiremos dando apoio aos artistas alagoanos, com os trios de pé de serra. Além disso, teremos a abertura, dia 19, com o Trem do Forró partindo da estação central até Fernão Velho com um grande show de Elba Ramalho. Sempre fizemos questão de apoiar os artistas locais, fazemos isso desde o primeiro ano. Temos muitos talentos no nosso estado e fazemos questão de apoiá-los, pois é importante que os alagoanos os conheçam. Teremos um São João bastante genuíno e tradicional”, disse o prefeito Rui Palmeira.

Para o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira, a festa vai reforçar a cultura nordestina. “É uma festa importantíssima, comemorando nossas tradições. Um momento em que a cidade se encontra com suas raízes. O São João, a gente costuma dizer que é tão ou mais importante do que o Carnaval, tamanha a movimentação da cidade, é o cerne da nossa cultura”, afirmou.

O Mercado do Jaraguá foi o escolhido para a abertura do São João de Maceió 2019 e ficou ainda mais movimentado. “Ter a abertura do São João neste espaço renova o compromisso da Prefeitura de Maceió com o desenvolvimento dos mercados públicos da cidade. Falamos com as lideranças  do Jaraguá sobre a importância deles no processo de manutenção dos espaços. A Prefeitura tem que participar, mas o permissionário também. Nesse esforço conjunto, todos ganham”, disse o gestor da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Flávio Saraiva.

Programação

Nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho o Arraial Central, no estacionamento do Jaraguá, irá receber Forró do Muído, Alcymar Monteiro, Flávio José, Eliane e Batista Lima, além das atrações locais. E de 20 a 24 e de 26 a 29 de junho acontecerá o Arraial Pé de Serra, na Praça Marcílio Dias, com a participação de trios de forró de Alagoas.

A programação do São João de Maceió também contará com o tradicional concurso de quadrilhas juninas, de 16 a 20 de junho, no Ginásio do Sesi, localizado no Trapiche da Barra, e de coco de roda, nos dias 21, 22, 25 e 26 de junho no Ginásio Arivaldo Maia, localizado no Jacintinho.

Ao todo, serão 47 arraiais, 50 trios de forró e 15 bandas. Edivaldo Aurélio dos Santos, presidente da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos, celebrou a continuidade das festas juninas nos polos. “Nós que fazemos a Associação estamos adorando a oportunidade de fazer parte do São João de Maceió. Nosso conjunto é rico em festas. Tivemos a festa literária e agora os festejos juninos. A população cobra e participa dos eventos realizados”, disse.

“Vai ser um dos melhores São João não só de Alagoas, mas do mundo”, disse Nildo, do Trio Gogó da Ema. “Todo ano o fazemos aquela festa maravilhosa para Maceió. Esse evento é muito bom, pois convoca a população que se diverte um pouco. É muito bom isso”, disse o músico.