Geral

IML faz campanha para arrecadar brinquedos para crianças vítimas de violência

Ação aproxima sociedade e garante um atendimento humanizado àqueles que vivenciam esse problema

Por Agência Alagoas 11/06/2019 13h01
IML faz campanha para arrecadar brinquedos para crianças vítimas de violência
A sala lúdica do Naps possui decoração infantil, equipamentos audiovisual, livros e brinquedos doados para acolher a criança - Foto: Marcio Ferreira

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima iniciou nessa segunda-feira (10), mais uma edição da campanha “Resgatando a Alegria de uma Criança”. A ação busca receber doações de brinquedos novos e usados, em boas condições de uso, como bonecas, carrinhos, jogos educativos, entre outros para a brinquedoteca do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAPS) do IML.

Segundo o chefe especial do IML de Maceió, Fernando Marcelo, a campanha existe desde 2014 quando funcionários do próprio órgão decidiram montar um ambiente estruturado destinado ao atendimento prioritário para as crianças encaminhadas a unidade. No espaço são atendidas diariamente crianças de 0 a 12 anos vítimas de violência no Estado.

“Nosso objetivo é despertar o espírito de solidariedade e mobilizar a sociedade para essa causa que é o combate a violência infantil. Mas, principalmente, como integrante da rede de combate aos crimes contra crianças e adolescentes garantir um atendimento humanizado como preconiza a legislação brasileira”, afirmou o chefe do IML.

Todos os brinquedos doados ficarão na brinquedoteca do Naps que é composta por uma sala lúdica e audiovisual, sala de atendimento e um consultório médico. Quando a criança chega ao IML, ela é levada para esse espaço onde são antendidas por psicólogas e assistentes sociais sendo preparada para a realização do exame de corpo de delito pelo médico legista plantonista.

"A idéia é atenuar os efeitos da violência vivida pela criança, ou seja, no Naps, nossos médicos e funcionários buscam atender a vítima de forma acolhedora. No final do atendimento, a criança escolhe um brinquedo de presente, com isso, o estoque de brinquedos diminui consideravelmente, gerando a necessidade de gente fazer a campanha para arrecadar mais brinquedos,", explicou o também medico legista Luiz Mansur.

As doações devem ser feitas na sede do novo Instituto Médico Legal Estácio de Lima que fica na Av. Luiz Avelino Pereira, s/n - Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, Maiores informações podem ser adquiridas de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas pelo telefone  (82) 3315-1544.