Cidades

Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil

Ação aconteceu na CBTU no Centro e no bairro de Fernão Velho.

Por Ascom Semas 12/06/2019 17h05
Prefeitura realiza ação de combate ao trabalho infantil
Ação aconteceu na CBTU no Centro e no bairro de Fernão Velho. - Foto: Foto: André Lyra

Em Maceió, esta quarta-feira (12) foi dedicada ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Cerca de 100 crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) e de unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram de um café da manhã, realizado na sede da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no bairro Centro.

Da estação do Centro, as crianças seguiram de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Fernão Velho, onde foram aguardadas com muita brincadeira, diversão e conscientização pelas equipes do Peti Volante e da  Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj).

Segundo a coordenadora da ação, Liranise Alves, a campanha em Maceió será de conscientização nas áreas mais críticas, o que incluiu a plotagem do VLT que as crianças foram transportadas. “Pensamos em plotar o VLT com a campanha, porque ele passa pelas áreas mais críticas, a exemplo do mercado. Além do VLT, teremos durante todo o mês ações de panfletagem e estaremos com o nosso Peti Volante nas festas juninas lutando para a erradicação do trabalho infantil”, disse ela.

Nas festas juninas da capital, o Peti Volante estará presente com atividades lúdicas para as crianças, com  foco nos filhos dos comerciantes, donos de barracas de lanches e ambulantes. “Estaremos nas principais festas com um espaço exclusivo para essas crianças. Muitos ambulantes e donos de barracas levam seus filhos por não poderem deixar sozinhos em casa, então encontramos essa alternativa para evitar que eles acabem trabalhando, é uma forma ativa de combate”, acrescentou a coordenadora.

Jadson Leandro, de 12 anos, é do SCFV Juvenópolis e durante ação encenou a leitura de uma peça teatral, que teve como tema o combate ao trabalho infantil. “No Serviço de Convivência temos a chance de fazer várias coisas boas, de brincar e de estudar. E isso faz com que a gente não fique nas ruas trabalhando. Lugar de criança é no SCFV e na escola”, disse o menino.

Para o vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Maceió, Marcelo Palmeira, o tema é sério e merece todo o destaque. “Plotar o VLT, panfletar nas ruas, combater de frente através do Peti Volante e trabalhar na conscientização das próprias crianças. Lugar de criança é na escola e não trabalhando. Precisamos lutar muito contra esse problema que assola o nosso Brasil”, afirmou o gestor.

“É por isso que no SCFV trabalhamos diariamente temas como o trabalho infantil. As crianças aprendem rápido e levam esse aprendizado para casa, que este seja um mês de muita conscientização”, reforçou Marcelo Palmeira.

Para o conselheiro tutelar da Região I, Fábio Rogério, 12 de junho é um dia para sensibilizar a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil, para que as crianças tenham o direito da infância garantido.“ Combater o trabalho infantil é afastar as crianças e adolescentes da violência, da exploração e da evasão escolar”, destacou.

Além dos técnicos da Semas, participaram da ação conselheiros tutelares, articuladores da Plataforma de Centros Urbanos (PCU), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e profissionais do Ministério Público do Trabalho (MPT).