Eleições

Josealdo Tonholo é aclamado candidato a reitor da UFAL

A consulta à comunidade acadêmica, popularmente chamada de eleição para reitor, acontece neste segundo semestre de 2019

POR: Assessoria
Professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB)
Divulgação

O professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), será candidato a reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O nome de Tonholo como candidato foi aclamado em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (13) na sede do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), no Campus A. C. Simões da UFAL em Maceió. Participaram da reunião mais de 100 pessoas entre professores, técnicos e estudantes da Universidade, da capital e do interior.

“Este é um projeto coletivo, suprapartidário e devotado à causa da Universidade pública em Alagoas. Um projeto em prol da excelência acadêmica, da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, da internacionalização, de condições dignas de trabalho e estudos para toda a comunidade da UFAL, seja na capital, seja no interior, porque somos uma só instituição, com os mesmos desafios. Precisamos colocar a UFAL no rumo certo, vamos mostrar à comunidade acadêmica nosso projeto e trabalhar para construir a Universidade que queremos, merecemos e precisamos”, afirmou Tonholo.

A consulta à comunidade acadêmica, popularmente chamada de eleição para reitor, acontece neste segundo semestre de 2019. O processo de consulta deve ser concluído antes de novembro, uma vez que a lista tríplice formulada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFAL deve ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) em novembro. O mandato da atual reitora Valéria Correia se encerra em janeiro de 2020. 

A reunião reuniu expressivas lideranças da comunidade da UFAL, tanto de Maceió, quanto dos campi do interior. Entre os nomes que referendaram a candidatura de Tonholo estão os dos professores Alexandre Marques, diretor do Centro de Tecnologia (CTEC) e João Carlos Barbirato, ex-diretor do mesmo Centro. Os professores Amauri Barros (Instituto de Matemática), Gaus Lima (Centro de Ciências Agrárias), José Vicente Ferreira (Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente), Eliane Cavalcanti (Arapiraca) e Agnaldo José dos Santos (Sertão) também declararam apoio à candidatura de Josealdo Tonholo.


Josealdo Tonholo

Um dos mais respeitados pesquisadores da UFAL, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular da UFAL e tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. 

Tonholo é orientador do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Química e Biotecnologia da UFAL, da Rede PROFNIT e da Rede Renorbio. É também membro integrante do INCT- INAMI - Instituto Nacional de Marcadores Integrados, sendo Bolsista de Produtividade DT/CNPq desde 2006. Nacionalmente foi diretor da ANPROTEC (Associação Brasileira de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas). O docente já atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAL. 

Desde 2015 Josealdo Tonholo exerce a função de Pró-Reitor do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia.

Galeria de Fotos


Eleições Ufal

Veja Também

Comentários