Turismo

Hoteleiros alagoanos apostam no turismo lgbti+ friendly

Última pesquisa revela crescimento de 11% no segmento

Por Agência Alagoas 14/06/2019 14h02
Hoteleiros alagoanos apostam no turismo lgbti+ friendly
Empreendimentos em Maragogi, no Litoral Norte do Estado, buscam estratégias que atendam ao público - Foto: Divulgação

Um estudo do Fórum de Turismo LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais), realizado pela Associação Brasileira de Turismo LGBTI+ e pela revista ViaG, revela que em 2017 foi registrado crescimento de 11% deste segmento, enquanto o turismo geral subiu apenas 3,5%.

Pensando nisso, hoteleiros alagoanos buscam traçar estratégias, ajustar condutas e buscar diferenciais para que possam atender este público em específico. Um deles é o Grand Oca resort, localizado em Maragogi, no Litoral Norte do Estado. Susana Villanueva, gerente Comercial do empreendimento, conta que identificou em seus hóspedes uma grande parcela LGBTI+ e, por isso, está buscando aperfeiçoar-se para abraçar este nicho de mercado.

“É um segmento que vem crescendo no nosso resort, por isso, estamos buscando conhecimento. Estivemos no Fórum LGBTI+ deste ano, em São Paulo, e foi uma experiência interessante porque pudemos aprender com destinos que já são consolidados neste segmento. Nós estamos começando, vamos continuar aprendendo, teremos publicações em veículos deste nicho de mercado e consultoria com representantes locais dessa comunidade”, explica Susana Villanueva.

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), também busca fomentar o crescimento deste segmento no Estado. Este foi o primeiro ano que o Estado foi patrocinador oficial do Fórum de Turismo LGBTI+, que aconteceu em São Paulo, no início deste mês de junho, reunindo milhares de players do setor e especialistas no assunto.

À Frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito explica que fomentar o segmento no Estado pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento do turismo. “As pesquisas já revelam que o segmento LGBTI+ viaja e gasta mais com essa atividade, por isso é importante que o Governo fomente iniciativas e ações que contemplem essa parcela da população junto ao trade turístico, para que essa vertente também cresça no Estado, garantindo números positivos para o Turismo”, pontuou.