Saúde

Semana do Doar de Sangue: Aumentam doações, mas Maceió precisa de estoque de sangue negativo

O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue

Por 7Segundos, com assessorias 15/06/2019 08h08
Semana do Doar de Sangue: Aumentam doações, mas Maceió precisa de estoque de sangue negativo
Para doar sangue, basta ter mais de 16 anos e mais de 50 quilos - Foto: Carla Cleto

Seja por queimaduras causadas por fogos de artifício, por acidentes automobilísticos nos feriados, ou até por ferimento de arma de fogo - não importa o motivo - em junho, o estoque de sangue dos hospitais públicos e particulares cai drasticamente. O Hemoal necessita mais do que nunca de doações.

E na Semana Mundial do Doador de Sangue, o Hemoal Maceió está com estoque de sangue negativo baixo. Mesmo que os últimos cinco dias tenham sido dedicados a arrecadar novos doadores com uma campanha intensiva do órgão.

O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue, e recebeu 336 doações no período de 10 a 14 de junho - Semana Mundial do Doador de Sangue. O número maior do que o arrecado em Arapiraca, onde 246 doações foram computadas.

O órgão espera formar um estoque estratégico para atender as possíveis vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi (20/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).

De acordo com o Hemoal, ao longo do mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

Critérios para doação 

Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.

Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.