Política

Espanhol diz que foi contratado para disparar mensagens pró-Bolsonaro

Segundo ele, empresas brasileiras de diferentes setores da economia usaram software durante a campanha eleitoral de 2018

Por Metrópoles 18/06/2019 09h09
Espanhol diz que foi contratado para disparar mensagens pró-Bolsonaro
Bolsonaro pretende dobrar pontos para suspensão de CNH - Foto: REUTERS / Adriano Machado

Uma agência de marketing espanhola foi contratada para disparar mensagens favoráveis ao hoje presidente Jair Bolsonaro (PSL) na campanha eleitoral de 2018. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O veículo conseguiu gravações em que o dono da Enviawhatsapps, Luis Novoa, conta que empresas brasileiras de diferentes setores compraram o software desenvolvido por ele para espalhar mensagens em massa.

Novoa, no entanto, não sabia que o produto oferecido por ele era usado para campanha eleitoral. O empresário só teve conhecimento da situação quando as linhas telefônicas foram cortadas pelo próprio WhatsApp, com a alegação de mau uso da plataforma.

A Folha informa que a equipe de Bolsonaro ou o próprio presidente não tinha conhecimento sobre o uso do software. O veículo entrou em contato com o Palácio do Planalto, que não comentou o caso.

Procurado, Luis Novoa negou que tenha trabalhado com campanhas políticas no Brasil e só soube do que se tratava quando teve as linhas cortadas. Na Espanha, o dono da Enviawhatsapps trabalhou em campanhas de disparo de mensagens em massa dos partidos Podemos e PSOE. Ele também teria prestado serviço para a sigla de extrema direita Vox.