Tempo

Plano de Evacuação será acionado em caso de 150mm de chuvas em 72h

Equipes da Defesa Civil analisam as condições das edificações e de solo

Por Redação, com assessoria 18/06/2019 09h09
Plano de Evacuação será acionado em caso de 150mm de chuvas em 72h
Bairro Pinheiro já sofreu com alagamentos causados por chuvas recentemente - Foto: Cortesia

A Defesa Civil de Maceió informou, nessa segunda-feira (17), que caso a previsão de chuva alcance 150 mm em 72 horas, o Plano de Evacuação nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro será acionado. Além do monitoramento hidrometeorológico, as estrutura de edificações e condições de solo em regiões de riscos também são observadas. A medida faz parte do Protocolo de Monitoramento, definido pela Defesa Civil Municipal, Sala de Alerta da Secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemade). 

O acumulado de chuva nas últimas 72 horas em Maceió registrou 99mm no Posto Pluviométrico instalado no bairro do Antares, local onde houve maior concentração de chuva.  Para a região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o volume de chuva não ultrapassou os 76 mm em 72 horas (pluviômetro localizado próximo a Casa Vieira). As equipes da Defesa Civil continuam nas ruas dos bairros analisando as condições das edificações e de solo e não há, até o momento, qualquer intercorrência.

A Defesa Civil Municipal se encontra em Alerta e devido aos acumulados de chuva – principalmente na parte alta da cidade – e a probabilidade de continuidade das mesmas, orienta que em caso de se sentir em risco, a população procure abrigo em local seguro até a chuva passar. Em casos de ocorrências, as pessoas podem acionar a Defesa Civil Municipal pelo 0800 030 6205, no horário de 8h às 18h de segunda a sexta-feira. Após este período, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193, que as chamadas são encaminhadas para o órgão municipal.