LIMPEZA

Após chuvas, toneladas de recicláveis são recolhidas em riacho de Maceió

Toneladas de recicláveis escoaram e tiveram de ser retiradas

POR: Secom Maceió
Limpeza no Riacho do Silva foi reforçada pela Sudes
Lucas Alcântara/ Ascom Sudes

O Riacho do Silva, no trecho que passa pelo bairro Bebedouro, é um ponto de descarte irregular de resíduos por parte dos moradores da região. Com o aumento do volume de chuva nos últimos dias e o recente desassoreamento do riacho, toneladas de recicláveis escoaram e tiveram de ser retiradas. O trabalho de limpeza foi intensificado na última semana pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que recolheu mais de 37 toneladas de resíduos, maior parte garrafas de plástico. Já nesta terça-feira (18), após as chuvas de ontem, a equipe de limpeza voltou ao local e segue com a operação.

“O descarte irregular, infelizmente, ainda é uma cultura mantida por parte da população, mesmo com um serviço de coleta eficiente e que abrange toda a cidade. Temos atuado com serviços operacionais diários, que vão de mutirões ao recolhimento de resíduos volumosos e a coleta diária do lixo domiciliar, e estamos com equipes na rua para fiscalização e também educação ambiental. Sabemos o quanto o descarte irregular é prejudicial e os reflexos são claros, a exemplo do que foi visto no Riacho do Silva, em Bebedouro. As equipes seguirão trabalhando para minimizar os danos decorrentes da prática, mas é preciso que o cidadão colabore também”, comenta o titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres.

O trabalho no Riacho do Silva foi reforçado na manhã de hoje devido ao acúmulo de resíduos. A equipe de limpeza que está a serviço da Sudes no local deve seguir com a operação até o período da tarde e a previsão é de que sejam coletadas cerca de 25 toneladas. Torres lembra que a população dispõe gratuitamente do serviço de coleta de volumosos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos em desuso. “Basta ligar para o 0800 082 2600 e a coleta do material é agendada, uma equipe vai até a casa do cidadão fazer o recolhimento”, orienta o gestor.

chuva limpeza Lixo

Veja Também

Comentários