Cultura

Prefeitura de Maceió incentiva arraiais descentralizados

Quadrilha, coco de roda e forró pé de serra foram algumas das atrações dos Arraiais Filhos da Jatiúca e São Pedro, que começaram na noite desta sexta-feira (21), na parte baixa de Maceió.

Por SECOM Maceió 22/06/2019 11h11
Prefeitura de Maceió incentiva arraiais descentralizados
Arraial Filhos da Jatiúca. - Foto: Átila Vieira / Secom Maceió

Beneficiados com o edital de ajuda de custo destinado às festividades juninas da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), os arraiais dos bairros receberam R$ 6 mil para a realização dos eventos.

Em sua primeira edição, o Filhos da Jatiúca vai até este sábado (22) e, segundo um dos organizadores, Fábio Rogério, tem o objetivo de resgatar a tradição junina. “É uma forma de recuperar a nossa cultura de comemorar o São João nos bairros”, pontuou. “E para isso, o apoio da Prefeitura de Maceió foi fundamental. Não só para o nosso bairro, mas para os diversos bairros que foram contemplados com o edital”, finalizou.

Paulo Omena, morador da Jatiúca há 48 anos, aprovou a iniciativa. “O nosso bairro sempre foi um ponto de encontro para os que moram na região e é muito bom ver tanta gente no nosso arraial celebrando o São João e dando força para esta tradição”, afirmou.

O Arraial São Pedro, na Ponta Verde, vai até o dia 30 de junho. O organizador do evento no bairro, Ascânio Freires, explica que a festa vai até o dia 29, mas que no dia 30 será realizada uma ação social para encerrar as festividades. “Este é um momento de reunir as pessoas que moram na região e de proporcionar um momento de lazer para as famílias. É também para ajudar o próximo, por isso no último dia de festividade vamos dar assistência a cerca de 500 pessoas, com atendimento médico e odontológico, corte de cabelo, alimentação e banho”, disse.

A advogada Fábia Peixoto, que frequenta a Igreja de São Pedro, acredita que os arraiais descentralizados resgatam a cultura e a convivência. “É uma festa para unir as pessoas, proporcionar essa interação social e fazer o resgate da nossa tradição”, ressaltou.

Ao todo, 47 arraiais foram selecionados e a Prefeitura de Maceió investiu mais de R$ 280 mil nos festejos descentralizados.

São João

Com o tema “De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom é em Maceió”, a festa junina da capital alagoana foi iniciada na última quarta-feira (19), em Fernão Velho, com o show da cantora paraibana Elba Ramalho. Nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho os festejos juninos acontecem no Arraial Central, no estacionamento do Jaraguá, com a participação das atrações Noda de Caju, Forró do Muído, Alcymar Monteiro, Flávio José, Eliane e Batista Lima.

De 20 a 24 e de 26 a 29 de junho, com a participação de bandas e trios de forró locais, os festejos juninos também ocorrem no Arraial Pé de Serra, na Praça Marcílio Dias.