Cultura

Ronda no Bairro Cultural festeja São João e movimenta Mirante São Gonçalo, no Farol

Moradores, comerciantes e frequentadores da região se divertiram ao som de muito forró

Por ASCOM Ronda no Bairro 22/06/2019 11h11
 Ronda no Bairro Cultural festeja São João e movimenta Mirante São Gonçalo, no Farol
População está cada vez mais próxima dos agentes de segurança e aprova os eventos culturais do programa - Foto: Alexandre Barbosa

Uma verdadeira integração entre agentes de segurança pública e comunidade marcou o fim da tarde da sexta-feira (21), com mais uma edição do projeto Ronda no Bairro Cultural que reuniu mais de uma centena de moradores, comerciantes e frequentadores do Mirante São Gonçalo, no Farol. O evento contou com a terceira apresentação da banda de música do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado.

O policiamento de proximidade realizado pelo programa, além do vínculo criado entre comunidade e equipe Social não poderia ter resultado diferente: as pessoas voltaram a se sentir seguras, a frequentar com suas famílias os espaços públicos, começaram a desenvolver o sentimento de pertencimento e a sentirem-se inseridas num processo de construção coletiva.

Para Áurea Vasconcelos, psicóloga e coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, é notória a aceitação da população às atividades promovidas pelo programa. “É muito gratificante ver a adesão das comunidades dos territórios em que atuamos aos eventos que articulamos. Cada vez mais moradores e comerciantes voltam a frequentar e ocupar espaços de convivência mútua com tranquilidade e de forma sadia”, salientou.

Joaquim Santana, de 72 anos, é síndico de um dos prédios vizinhos ao mirante e fez questão de colaborar com o evento desde que soube da sua realização. “O pessoal [da equipe social] passou por aqui divulgando, muito simpático, e eu amei a ideia. A gente nunca teve um evento cultural aqui, apesar de ser até um ponto turístico da cidade, e eu não podia deixar de contribuir, então autorizei que pegassem a energia do condomínio, que utilizassem os banheiros... Tudo o que achei que estava ao meu alcance eu fiz, e espero que vocês venham muito mais vezes, porque tenho certeza que muito mais moradores irão ajudar. Momentos como esses ajudam demais a comunidade”, afirmou.

Também prestigiou o evento a secretária executiva de Gestão Interna da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Juliana Barros.