Cultura

Véspera de São João é festejada no segundo dia do Arraial Central

Festa segue até o próximo sábado (29), no Estacionamento do Jaraguá

Por Secom Maceió 24/06/2019 10h10
Véspera de São João é festejada no segundo dia do Arraial Central
Segundo dia do Arraial Central do São João de Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A noite do domingo (23), véspera de São João, foi embalada por muito forró no Arraial Central da festa junina promovida pela Prefeitura de Maceió. Tião Marcolino, Pinóquio do Acordeon e Forró do Muído se apresentaram para o público que lotou o Estacionamento do Jaraguá.

O prefeito Rui Palmeira esteve presente no segundo dia do evento. “Estamos no Arraial Central e é muito gratificante ver a população aproveitando. Além disso, temos 47 arraiais espalhados por Maceió. Tudo isso com muita música, com atrações locais e nacionais fortalecendo essa data tão especial”, disse.

Para Vinícius Palmeira, presidente da Fundação de Ação Cultural (Fmac), é essa alegria que marca as festas juninas. “São João é isso: muito forró e as pessoas se divertindo. Uma grande festa que meche com nossa cultura e que faz parte de nossa história”, comentou.

O sanfoneiro Tião Marcolino abriu a noite no Arraial Central e não escondia a felicidade. “São João é alegria para todo mundo. O som da sanfona se manifesta em todo mundo”, ressaltou.

Débora Goulart, fisioterapeuta, é maceioense, mas participou pela primeira vez do evento. “Estou encantada com a estrutura e a segurança. É uma festa para toda a família e voltarei nos outros dias”, afirmou.

O São João de Maceió, este ano, traz o tema “De Mestre Zinho a Zé Mocó, Forró Bom É Em Maceió” e a família do Mestre Zinho esteve presente. Luciano Padilha, filho do artista, fala da emoção de ver o nome do pai homenageado. “Essa homenagem é importante demais. Ele não é mais um patrimônio nosso, ele é um patrimônio do povo, um patrimônio cultural. Essa homenagem acontecee em sua terra é ainda melhor”, destacou.

Pinóquio do Acordeon é apaixonado por sanfona e diz que tocar no São João é sempre motivo de felicidade. “O melhor São João é aqui mesmo. Sou muito grato, pois essa festa faz parte da nossa vida e precisamos de, cada vez mais, espaços como esses”, ponderou.

Fechando a noite, a banda Forró do Muído subiu ao palco com muita animação. “Estamos muito felizes e agradecidos pela confiança em nosso trabalho e por poder apresentar nosso xote em Maceió”, comentou Nathalia Calasans, vocalista da banda junto com Binha Cardoso.

Tags: