Geral

Jornalistas alagoanos entram em greve a partir desta terça (25)

Categoria é contra redução do piso salarial em 40%

Por 7Segundos 25/06/2019 08h08
Jornalistas alagoanos entram em greve a partir desta terça (25)
Greve de jornalistas - Foto: Cortesia

Jornalistas alagoanos decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (25). A decisão foi tomada na noite dessa segunda-feira (24), após assembleia da categoria que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL), no bairro do Farol, em Maceió.

A assembleia contou com representantes do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), profissionais e estudantes de jornalismo. Eles são contra a redução do piso salarial em 40% proposta pelas empresas de jornalismo do Estado.

O piso do jornalista em Alagoas atualmente é de R$ 3.565,27 e de acordo com a proposta apresentada pelas empresas, seria reduzido para cerca de R$ 2.100.

Mobilizações

No primeiro dia de greve da categoria, nesta terça-feira (25), acontece na portaria da Organização Arnon de Mello (OAM) a campanha “Meu Sangue Pelo Jornalismo”, que visa incentivar a doação de sangue por parte dos comunicadores e de outras categorias que abraçam a causa dos profissionais.

Para os interessados em doar sangue e salvar vidas, a Hemovan estará em frente à OAM, a partir das 9h, para fazer o transporte dos doadores até a sede do Hemoal, no Trapiche da Barra. Após o ato voluntário de solidariedade, o doador será trazido de volta ao ponto de partida. Quem doar sangue fica liberado das atividades laborais.

“A ideia de levar o Hemoal para o nosso movimento foi para colaborar com a campanha permanente de doação de sangue. Nossa doação de sangue vai representar a própria dedicação diária do jornalista à sua atividade. É fundamental a participação de todos”, pontuou o presidente do Sindjornal, Izaías Barbosa.