Cultura

Maceioenses e turistas festejam noite de São João em Jaraguá

Alcymar Monteiro encerrou a noite de São João com grandes sucessos do forró

Por Secom Maceió 25/06/2019 09h09
Maceioenses e turistas festejam noite de São João em Jaraguá
Palco do Arraial Central em Jaraguá - Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O bairro de Jaraguá viu gerações reunidas para festejar a noite de São João com o mais autêntico ritmo nordestino, o forró.  Uma multidão participou, nessa segunda-feira (24), da terceira noite de programação no Arraial Central, que foi animado por Alberto Germano, Mô Fio e o Rei do Forró, Alcymar Monteiro.  Maceioenses e turistas destacaram a valorização da tradição popular.

O prefeito Rui Palmeira participou do evento e viu de perto a empolgação dos artistas e do público. “Mais uma noite de muita animação com tranquilidade. Tivemos Alberto Germano, a rapaziada da Banda Mô Fio e Alcymar Monteiro, um ícone do nosso forró e da nossa cultura, que abrilhantaram o São João de Maceió. A gente vê muitas famílias, casais, a criançada curtindo também o Arraial Pé de Serra na Praça Marcílio Dias, admirando a vila cenográfica, idosos curtindo o forró, então o nosso São João é para todas a idades”, disse o gestor.

Presidente da Fundação de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira destacou a participação do público no Estacionamento do Jaraguá: “Esse foi o terceiro dia do nosso São João com um público que lotou o local. É gente feliz numa grande festa pacífica com a presença da família, dos jovens, enfim, todos numa tradição cultural com o forró que brilha no palco. Estamos felizes no dia de São João realizando o que sabemos fazer de melhor que é dançar forró”.

A Associação dos Forrozeiros de Alagoas avalia de forma positiva a programação do São João de Maceió. “Era um sonho nosso que a Prefeitura realiza ao manter a tradição com o legítimo forró do Mestre Zinho, homenageando também a Zé Mocó, um homem gigante que perdemos em dezembro. Estamos comemorando a vitória do forró de Alagoas que é o pioneiro do Brasil. Foi Alagoas que começou a história do forró, no século XVIII aqui em Maceió já tinham os tradicionais festejos juninos”, pontuou José Lessa, presidente da entidade.

O casal Carmen Soares e Valeriano Ramos é da cidade de São Paulo. Curtindo as férias em Maceió, a aposentada e o engenheiro mecânico se surpreenderam com o festejo junino. “Tenho 60 anos e é a primeira vez que venho curtir o São João. Estou apaixonada por tudo isso. Não dá pra morrer sem antes conhecer o São João de Maceió”, brinca Carmen. “É muito gostoso apreciar a cultura local”, comentou Valeriano.

A maceioense Roseane Félix esteve com as amigas no local e reforçou o convite para quem ainda não participou: “Está muito animado. É uma boa iniciativa da Prefeitura em mostrar e valorizar a nossa cultura, que é muito rica, colorida e gostosa. O forró está muito bom e convido a quem não veio ainda a aproveitar esse momento que é maravilho”.

De Maceió para o mundo. O forró tradicional também é bem visto por estrangeiros. O universitário Marcos Wesley é de Maceió e levou os amigos Diego Diaz, da Colômbia, e Oscar Escobedo, do México, para curtirem juntos o São João no Jaraguá. “Está tudo muito maravilhoso, uma programação muito rica e uma festa muito linda. Trouxe meus amigos pra conhecer o São João, o nosso forró e eles estão amando e se divertindo bastante”, falou Wesley.

Palco

Para quem está no palco, a satisfação com o público motiva e valoriza o trabalho musical.  “É um prazer, como sempre, participar da programação do São João de Maceió. Hoje cantar no palco principal foi uma honra”, partilhou Alberto Germano, o primeiro a subir ao palco nesta segunda-feira (24) com um repertório acompanhado da sanfona.

Além de comemorar o São João, a Banda Mô Fio teve um motivo a mais para aproveitar a empolgação do público. “Esse ano tem um gostinho especial, porque estamos completando 18 anos de carreira e é um prazer representar a nossa terra no dia mais importante do ano pra gente, que é o São João. E estamos aqui com o forró tradicional, tipo de música que não morre e é o estilo musical que o nordestino carrega no peito.  Pra gente,  levantar essa bandeira e continuar tocando também na nossa cidade, é motivo de muito orgulho”, explicou o vocalista Flavinho Mô Fio.

Foi com muita empolgação que o público recepcionou o cantor Alcymar Monteiro, conhecido como o Rei do Forró. Os grandes sucessos autorais, composições como de Luiz Gonzaga e de Dominguinhos, não deixaram a multidão parada. “Estou muito feliz por estar no São João de Maceió e até o nome do bairro onde estamos é sugestivo. É bonito de ver a animação, uma coisa autêntica e que é do povo. Agradeço a Prefeitura e a todos que contribuem  para que essa tradição não morra”, comemorou o cantor cearense.

Arraial Pé de Serra

Também não faltou alegria na Praça Marcílio Dias com o Arraial Pé de Serra. Quem passou por lá curtiu o clima junino ao som do Trio Alan Paulo do acordeon, Trio Tonho da Real e os irmãos do Forró e Messias Lima.

Programação

Na próxima sexta-feira (28) a programação volta no Estacionamento do Jaraguá com Lula Sabiá, Xameguinho do Acordeon e Flávio José. Um time do forró foi escalado para a despedida do São João de Maceió no sábado (29) no Arraial Central. A festa será encerrada com Cláudio Rios, Batista Lima e Eliane. Da próxima quarta-feira (26) até o sábado (29) também tem programação no Arraial Pé de Serra.