Alagoas

"Seguiremos de cabeça erguida", diz presidente de entidade sobre greve dos jornalistas

Empresas estão chamando profissionais de outros estados para trabalhar no lugar de grevistas

Por Marcos Filipe Sousa 25/06/2019 18h06
'Seguiremos de cabeça erguida', diz presidente de entidade sobre greve dos jornalistas
Jornalistas protestam contra redução no piso da categoria - Foto: Cortesia

Durante entrevista ao Programa Na Mira da Notícia desta terça-feira (25) o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaías Barbosa, comentou o primeiro dia de greve dos profissionais que lutam contra a redução de 40% do piso salarial proposto pelos empresários da comunicação no Estado.

"É um absurdo. A gente não discute redução salarial", disse o presidente. As empresas alegam que estão em crise, e Barbosa explicou que nenhuma planilha financeira foi apresentada pelos empresários. "Eles estão unidos para pedir a redução, mas na hora de abrir os números são concorrentes".

O presidente lembrou que a TV Pajuçara, uma das empresas que pleitam a redução, comemorou recentimente lucros obtidos . "Atingiram sua meta com louvor. Com 30 segundos de uma propaganda, pagam o salário do mês de um jornalista".

Ele também lembrou a demissão em massa do Jornal Gazeta de Alagoas. "Foram 32 jornalistas e até agora ninguém recebeu um centavo".

As empresas estão trazendo profissionais de outros estados para trabalhar durante a greve. Durante o dia o que se viu foram telejornais gravados e com matérias já exibidas. A situação rendeu inúmeros memes na internet.

"Continuaremos na luta até que apareça uma proposta digna. Não concordamos com a redução salarial, mesmo colocando os nossos empregos em risco. Seguiremos de cabeça erguida", frisou.