Geral

Greve dos jornalistas alagoanos chega ao segundo dia

Paralisação foi decidida após categoria rejeitar corte de 40% no piso salarial

Por 7Segundos 26/06/2019 09h09
Greve dos jornalistas alagoanos chega ao segundo dia
Greve dos jornalistas alagoanos - Foto: Sindjornal

A greve dos jornalistas alagoanos chega nesta quarta-feira (26) ao segundo dia, sem previsão para término. A adesão ao movimento é parcial, visto que há trabalhadores mantendo suas atividades. A categoria reivindica o recuo na redução do piso salarial em 40%, proposto pelos empresários e ajuste de reposição da inflação, além do aumento real.

De acordo com a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), 90% dos funcionários da TV Gazeta de Alagoas (Globo), TV Pajuçara (Record) e TV Ponta Verde (SBT) aderiram a greve. No interior do estado, os colaboradores da TV Gazeta também participam da mobilização.

Os profissionais decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, após a última tentativa de negociar com as empresas, em audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), em 19 de junho. Na ocasião, representantes das emissoras se recusaram a fazer uma negociação com o sindicato e mantiveram a proposta de redução de 40% do piso salarial da categoria.

Para o presidente do Sindicato, Izaias Barboza, o primeiro dia de greve começou forte e tem tudo para crescer nos próximos dias. “Mas com certeza a adesão deve aumentar nos próximos dias e os representantes das emissoras terão que sentar com a categorias e construir um acordo. Nossa greve não é por nenhum motivo banal, queremos apenas que nossos patrões tenham mais respeito”, afirmou.