Geral

Greve continua e jornalistas alagoanos pedem ajuda da população

Paralisação foi decidida após categoria rejeitar corte de 40% no piso salarial

Por 7Segundos 26/06/2019 11h11
Greve continua e jornalistas alagoanos pedem ajuda da população
Greve dos jornalistas alagoanos - Foto: Jonathan Lins

Nesta quarta-feira (26), a greve dos jornalistas entra no segundo dia e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) faz uma apelo para que a população ajude o movimento grevista. 

O 7Segundos contatou o presidente do Sindicato, Izaías Barbosa, que afirmou, que, por não terem recebido o contracheque da Organizações Arnon de Mello (OAM) ligadas diretamente a TV Gazeta, alguns jornalistas resolveram pedir ajuda financeira da população, tendo em vista que a greve não tem previsão para terminar.

Ainda segundo Izaias Barbosa, qualquer contribuição sendo ela financeira ou não será bem-vinda pelos grevistas. “Precisamos de alimentação, como: água, pão, gelo, café, suco, doações para serem consumidas na hora. Quem não quiser contribuir financeiramente, por favor, contribua de outras formas, contanto que ajude”, disse.

Reivindicações 

A categoria reivindica o recuo na redução do piso salarial em 40%, proposto pelos empresários e ajuste de reposição da inflação, além do aumento real. Com um prejuízo de quase R$ 1.500 do salário, os jornalistas das grandes empresas televisivas como, Gazeta de Alagoas (Globo), TV Pajuçara (Record) e TV Ponta Verde (SBT) permanecerão por tempo indeterminado.

É com vestimentas brancas simbolizando a paz que o movimento conta ainda com o apoio cultural dos artistas, que ficarão de prontidão na frente das grandes emissoras de televisão, Wado (portaria da TV Gazeta) Júlio Uçá (portaria da TV Ponta Verde), Natalhinha (portaria da TV Pajuçara).