Política

Câmara de Maceió irá implantar piso salarial para assessores de imprensa da Casa

Projeto deve entrar em discussão e aprovação no retorno do recesso

Por 7Segundos 27/06/2019 17h05
Câmara de Maceió irá implantar piso salarial para assessores de imprensa da Casa
Sessão na Câmara de Maceió - Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (27) os vereadores de Maceió abriram as portas da Casa de Mário Guimarães para receber os jornalistas alagoanos que estão em greve desde o dia 25 contra a redução salarial em 40% proposta pelas empresas de comunicação do Estado.

A jornalista Fátima Almeida falou sobre o conquista do piso salarial. "São 30 anos desta conquista. Sou de uma geração que foi formada por Denis Agra e Freitas Neto, e que aprendeu a lutar pelos seus dereitos".

Vereadores pediram a palavra e apoiaram a greve do jornalistas, e assim como os deputados estaduais, decidiram negar entrevistas as equipes contratadas para substituir os grevistas. "Repudio as empresas que estão fazendo contratação comuflada para bular esse periodo", disse Galba Neto.

Fátima Santiago foi além da reivindicação dos grevistas. "Temos que lembrar que o piso não é pago em todos os lugares e que vocês precisam de um Plano de Cargos e Carreiras". 

O vereador Lobão propôs um projeto de lei para instituir o dia 25 de junho, quando iniciou a greve, como Dia Municipal do Jornalista. 

O presidente da Casa, Kelmann Vieira, foi o último a falar. "Todos os vereadores estão solidários, temos a nossa limitação, mas o que podemos fazer é abrir a casa para que vocês possam colocar o que está acontecendo e esperamos que os empresarios reconheçam o equívoco".

Ele terminou informando que ao retornar do recesso, os vereadores devem criar e aprovar um projeto implantando o piso salarial para os assessores de Casa. "Não achem isso um oportunismo político ou que estamos nos aproveitando da situação, mas é uma forma de mostrar os demais poderemos píblicos essa necessidade".