Saúde

Plano Operativo do Hospital da Mulher será discutido em sessão especial

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia

Por Assessoria 27/06/2019 21h09
Plano Operativo do Hospital da Mulher será discutido em sessão especial
Em atividade, o Hospital da Mulher terá 127 leitos, capacidade para realizar 225 partos e oferecer 1.520 atendimentos por mês - Foto: Neno Canuto

O Plano Operativo do Hospital da Mulher será apresentado e discutido nesta sexta-feira (28), às 9h, na Assembleia Legislativa, durante sessão especial proposta pela deputada Jó Pereira (MDB). A ideia é mostrar à sociedade detalhes acerca do planejamento, financiamento e gestão da unidade hospitalar, que funcionará ao lado da Maternidade Santa Mônica, na capital.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e também no Instagram oficial da parlamentar (jopereira_), com link para página no Youtube, que pode ser compartilhado por qualquer internauta.
    
O plano será apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, a quem o gabinete da parlamentar já solicitou, por meio de ofício, a divulgação de algumas informações, a exemplo de quais procedimentos e consultas serão ofertados; a estimativa mensal do número de atendimentos; e se há previsão para realização de exames e procedimentos relativos ao diagnóstico do câncer, principalmente o de mama, colo do útero e tireoide.

O gestor da Sesau também deve orientar a população sobre o acesso das pacientes aos serviços do hospital e sobre possíveis procedimentos relacionados ao planejamento reprodutivo (laqueaduras e colocação de DIU), além de detalhar se a unidade terá laboratório próprio ou terceirizado, informando, neste caso, o andamento do processo.

“A nossa expectativa é que o hospital atenda as principais demandas das mulheres, não tendo apenas um caráter obstetra, pois, dentro da saúde feminina, uma das áreas mais carentes e que mais tem afligido a nós, mulheres, é a oncologia. Esperamos que, quando inaugurada, essa nova unidade hospitalar realmente contemple avanços e seja um marco no atendimento às alagoanas”, disse Jó.

Lembrando a emenda ao Orçamento, conquistada recentemente pelo Parlamento, que destina 1% dos recursos do Orçamento Anual do Estado (mais de R$ 100 milhões) para o atendimento oncológico, a deputada reforçou o sentido de apoio orçamentário a novas ações ligadas a oncologia.