Cultura

Ressaca do Forró encerra festejos juninos na orla marítima de Maceió

Forrozeiros encerraram a programação do São João nesse domingo (30)

Por Secom Maceió 01/07/2019 12h12
Ressaca do Forró encerra festejos juninos na orla marítima de Maceió
Forrozeiros encerraram a programação do São João nesse domingo - Foto: Paula Araújo/Ascom Fmac

Quem passou pela Rua Fechada, na orla marítima de Maceió, na tarde deste domingo (30), foi contagiado pelo som da autêntica música nordestina: era a Ressaca do Forró fechando com chave de ouro o São João de Maceió 2019. O evento é uma realização da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Uma das estruturas da Ressaca foi o Caminhão do Forró, projeto da Asforral, que visa dar mobilidade ao forró, levando música aos diversos bairros da capital alagoana. O trio Aves do Nordeste abriu a Ressaca do Forró, animando quem prestigiava o evento. Depois, o forrozeiro e radialista do agreste alagoano, Afrísio Acácio, e Gil Neves, junto com sua banda, se apresentaram no palco móvel.

Ainda se apresentaram Sandoval e Banda Fogo no Forró, com o renomado mestre da sanfona, Xameguinho, e encerrando a programação, já no pôr do sol, a autencidade, animação e talento de Anderson Fidellis e a Cabroeira tomaram conta da orla de Maceió.

Anderson Fidellis resume o evento com uma palavra: felicidade. “Tocar no encerramento do São João, principalmente no ano que homenageia dois grandes nomes da música local, como Mestre Zinho e Zé Mocó, é muito especial e eu estou bastante feliz pela oportunidade”, disse o forrozeiro.

E quem assistiu às apresentações ficou na expectativa de outras edições, como a professora Auxiliadora Cavalcante, que prestigiou o evento e se divertiu bastante na companhia de suas amigas. “A escolha do local para ser realizada a Ressaca do Forró foi muito boa. É um local bastante democrático e inclusivo para todas as idades. Está sendo muito bom e espero que a gente tenha mais eventos desse aqui”.

As apresentações foram viabilizadas pelos editais lançados para a realização destes eventos, por iniciativa da FMAC. Para o Diretor de Produção Cultural da Fundação, Keyler Simões, a proposta do evento foi muito interessante por levar forró à orla. “Foi o encerramento de 15 dias de festejos juninos com o belo cartão postal de Maceió, que é a praia de Ponta Verde”, destaca.

O presidente da Asforral, José Lessa, ressaltou a importância do apoio da FMAC. “A parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural é essencial para que a gente faça um resgate da cultural local e incentive a população a conhecer e se aproximar do forró, tanto no São João quanto em outras épocas, como já acontece com o Forró de Vera, por exemplo”.