Alagoas

Bomba da Reforma da Previdência deve cair para deputados estaduais

Tudo indica que Estados ficarão de fora do texto do Congresso

Por 7 Segundos com O Globo 01/07/2019 14h02
Bomba da Reforma da Previdência deve cair para deputados estaduais
Assembleia Legislativa de Alagoas - Foto: Google

Informações dos bastidores em Brasília apontam que o Governo não tem expectativa de que Estados e Municípios sejam  incluídos na reforma da Previdência. O martelo só será batido na terça-feira (02), numa reunião entre Maia e governadores em Brasília. Caso os Estados não entrem no texto original, caberá as Assembleias Legislativas e Câmaras municipais aproverem seus próprios regimes previdenciários.

A tendência é que o relatório final da proposta que será apresentado na comissão especial que votará a matéria não trate de governos regionais. Um dos motivos do adiamento da leitura do parecer, que deveria ter ocorrido na última quinta-feira, foi justamente a falta de acordo sobre essa questão.  

O governador Renan Filho (MDB) já se posicionou a favor da entrada dos Estados na Reforma, mesmo pedindo a alteração em alguns pontos.

O problema está na dificuldade dos governadores de partidos da oposição, sobretudo Maranhão , Bahia e Pernambuco , de contrariarem a orientação de suas legendas contra a reforma e virarem votos favoráveis a mudanças nas regras da aposentadoria. A exceção, segundo fontes a par das negociações, são os estados do Espírito Santo e Piauí.