Entretenimento

Discurso político de Marquezine, Anitta e Tiago Iorc são destaques do MTV Miaw

Mais focado na promoção de celebridades de redes sociais do que na música em si, evento já pôde ser acompanhado pelos stories de várias delas

Por iG 04/07/2019 16h04
Discurso político de Marquezine, Anitta e Tiago Iorc são destaques do MTV Miaw
MTV Bruna Marquezine fez discurso político no MTV Miaw - Foto: Divulgação

“Boa noite pra você que acha que a vida dos outros é sempre melhor que a sua”, diz Hugo Gloss rindo na banheira em um hotel de luxo, segundos antes de aparecer no palco do MTV Miaw, no Credicard Hall, em São Paulo, na noite de quarta-feira.

Assim começou a gravação da segunda edição brasileira do  MTV Miaw , apresentada pelo blogueiro e por Sabrina Sato . Gloss, que ajuda na promoção de dezenas de celebridades nas redes sociais, foi sincero com o público de cinco mil pessoas, todos convidados, e a grande maioria abaixo dos 30 anos. 

Apesar de contar com performances de grandes artistas da música como o antigo Video Music Awards Brasil (VMB), a nova versão da premiação da MTV é baseado na celebração das próprias personalidades das redes sociais.

O MTV Miaw Brasil 2019 vai ao ar nesta quinta-feira às 22h, mas a lista de ganhadores já é pública. E mesmo que a emissora evite transmitir ao vivo o programa para evitar o risco de erros técnicos — que aconteceram em diversos momentos — já houve transmissão de fato pelas centenas de celulares do público.

Na área de imprensa, a maioria dos jornalistas já fazia a cobertura ao vivo pela ferramenta stories do Instagram. Por pouco os problemas de envio e visualização de imagens e vídeos que atingiram o Facebook, Instagram e WhatsApp até o começo da noite de quarta não comprometem a principal linha de comunicação da MTV com seu público em 2019.

Marquezine empoderada

Das 29 categorias categorias do prêmio, 28 são votação do público. “Stories de ouro” — dada ao melhor produtor de vídeos curtos no Instagram —, “Top das lives” — ao melhor transmissor de conteúdo ao vivo por redes sociais —, e “YouTube do ano” são algumas delas. A principal categoria, “Ícone Miaw”, que reuniu artistas e influenciadores, premiou Bruna Marquezine . 
Bruna agradeceu ao público que a mantém no topo da lista de influenciadores digitais ensaiando um discurso empoderador.

"Eu queria incentivar vocês, todos que me acompanham da geração Z, dos millennials, sejam ícones em qualquer área, no seu trabalho, acreditando, lutando pelo que vocês acreditam. Eu espero ver muitos ícones jovens subindo em palcos nesse país sendo homenageados e levantando bandeiras e representando pessoas", disse ao receber o prêmio.

O discurso de Bruna foi um dos muitos momentos "políticos" da noite. Gloss começou a premiação de terno rosa e Sabrina de vestido azul (fazendo referência ao comentário da ministra de direitos humanos, Damares Alves, sobre as cores ideias para meninos e meninas).

Os dois apresentadores mencionaram fake news, celulares hackeados e “tretas nas eleições”, sem dar nome aos bois. Mas o público deu: em determinado momento, enquanto Sato e Gloss criticavam as altas taxas de mortes de LGBTs e negros, o público reagiu com gritos fazendo referência ao presidente Jair Bolsonaro.

Em seguida aos xingamentos ao presidente, o apresentador pregou o amor para acalmar o público. "Olha só, tá todo mundo com muita raiva, né? Muita indireta, áudio, meme, muito shade que fala né? A gente tem que ter mais paz e a gente tem que dar amor para receber amor de volta", disse Gloss.

O tema LGBT foi trazido também pela (primeira) performance de "AmarELo", canção de Emicida com Pabllo Vittar e Majur. Logo antes o rapper adaptou a última estrofe do seu novo hit pedindo liberdade para o DJ Renan da Penha.

Apesar da performance final ter sido da cantora americana Halsey, foram os brasileiros negros e de origem periférica que mais animaram o público: Ludmilla com Anitta e o conjunto carioca Heavy Baile com o MC Kevin O Chris. Pocah e Mc Rebecca fizeram o público pular e tirar um pouco as mãos do celular.