Geral

Eleições na Ufal: pré-candidatura de Tonholo será lançada neste sábado

Na ocasião será anunciado o nome do candidato à vice-reitoria

Por Assessoria 05/07/2019 11h11
Eleições na Ufal: pré-candidatura de Tonholo será lançada neste sábado
Professor Josealdo Tonholo - Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza neste sábado (06), a partir das 8 horas, um café da manhã no Mercado de Jaraguá. Durante o evento, o nome do professor Josealdo Tonholo será lançado oficialmente como pré-candidato à reitoria da Ufal. No café também será anunciado o nome que comporá a chapa com a candidatura à vice-reitoria da instituição.

“Será um encontro de pessoas que querem mudar para melhor a triste realidade atual da Universidade. Um grupo diverso e plural, com representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, alinhado com a busca por uma universidade pública e gratuita e que tenha como meta a excelência acadêmica. Queremos uma gestão competente e que seja capaz de, coletivamente, conduzir os destinos da Ufal. Aproveito e faço o convite para todos comparecerem neste ato na manhã deste sábado”, afirmou Tonholo.

O nome do professor Josealdo Tonholo como pré-candidato à reitoria da Ufal foi aclamado em reunião ocorrida na manhã do dia 13 de junho na sede do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), no Campus A. C. Simões em Maceió. Participaram da reunião mais de 100 pessoas entre professores, técnicos e estudantes da Universidade, da capital e do interior. 

Há uma grande expectativa para o anúncio do nome que comporá a chapa pré-candidata à reitoria da Ufal quem tem como líder o professor Josealdo Tonholo. Várias lideranças da categoria de docentes, técnicos e estudantes já declaram apoio à candidatura do docente, e o nome que integrará a chapa na condição de vice será um reforço importante na busca por novos e melhores destinos para a maior instituição de ensino de Alagoas.

Josealdo Tonholo

Um dos mais respeitados pesquisadores da Ufal, Josealdo Tonholo é professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da instituição e pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). 

A consulta à comunidade acadêmica, popularmente chamada de eleição para reitor, será realizada nos dias 8 e 15 de agosto, em seu primeiro e segundo turno, respectivamente. O processo de consulta deve ser concluído antes de novembro, uma vez que a lista tríplice formulada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Ufal deve ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) em novembro. O mandato da atual reitora Valéria Correia se encerra em janeiro de 2020.