Religião

Catedral de Maceió chega aos 200 anos com pinturas escondidas

Obras de restauro estão sendo feitas há dois anos e mostram riqueza artística

Por 7Segundos 05/07/2019 15h03
Catedral de Maceió chega aos 200 anos com pinturas escondidas
Catedral de Maceió comemora 200 anos de criação - Foto: Pascom Arquidiocese de Maceió

Todos os dias a paisagem do Centro da capital se modifica com novas construções ou antigas que são demolidas, mas entre tantas mudanças uma permanece presente na bagunça da região, a Catedral Metropolitana de Maceió. Nesta sexta-feira (05) uma missa em ação de graças será celebrada pelos 200 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres.

Em 1850 a então capela de Nossa Senhora dos Prazeres foi demolida para dar lugar a atual Catedral Metropolitana de Maceió, fundada em 31 de dezembro de 1859. Acredita-se que sua planta é de autoria do arquiteto francês Grandjean de Montigny quando veio ao Brasil através da Missão Francesa.

"A história da Catedral, da própria paróquia e da cidade se confunde com tudo isso", disse o arcebispo Dom Antônio Muniz.

Há cerca de três anos a Catedral está passando por um restauro interno, onde foram descobertas as pintura original do alta e das paredes, revelando um tesouro artistico, com pituras do século passado. Quem for à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é possível conferir também o piso original.

O trabalho dos restauradores pode ser acompanhado diariamente pelos visitantes.