Brasil

ABPRH cria comitê para apoiar mulheres no mercado corporativo

Mulheres & Propósito da ABPRH realizou primeiro encontro em São Paulo

Por Assessoria 08/07/2019 21h09
ABPRH cria comitê para apoiar mulheres no mercado corporativo
ABPRH cria comitê para apoiar mulheres no mercado corporativo - Foto: Divulgação

A Associação Brasileira dos Profissionais de Recursos Humanos (ABPRH) criou no início de julho o Comitê Mulheres & Propósito, idealizado para promover uma transformação positiva na vida das mulheres e em seus diversos papéis sociais.

De acordo com a Presidente da ABPRH, Milva Gois dos Santos Pagano, o Comitê discutirá assuntos como gestão, carreira, maternidade, saúde e outros temas que envolvem a realidade feminina, além de representar os interesses das associadas da ABPRH. "Como uma associação representativa buscamos sempre estar alinhados às demandas do mercado e considerando a relevância do trabalho feminino para a economia como um todo e o impacto dessa força de trabalho para a área de recursos humanos, nada mais coerente do que a criação de um comitê com esse escopo", explicando que dados de 2018 da Fundação Getulio Vargas, por exemplo, revelam que quase 50% das mulheres saem do trabalho em até um ano após o nascimento dos filhos

"Além disso, apenas 13,6% das posições de lideranças nas "500 maiores empresas do Brasil" são ocupadas por mulheres", pontuou Milva, que participou do primeiro encontro do grupo na manhã da última segunda-feira, dia 1º de julho, em São Paulo.

Realizado no Octavio Café, no Itaim Bibi, o encontro reuniu um grupo de 25 executivas e empreendedoras com o propósito de compartilhar experiências e ampliar a visão do universo feminino através de relacionamento e conteúdo agregador. Estavam presentes a CEO da TM JOBS, Tania Regina Machado, organizadora do evento, e Edna Vasselo Goldoni, fundadora do IVG-Instituto Vasselo Goldoni, que difunde a igualdade social, política e econômica entre gêneros.

Madrinha do Comitê Mulheres & Propósito, Edna destacou a importância de as mulheres presentes serem exemplos que inspiram, que amam e dão a mão para outras mulheres se levantarem a qualquer momento. "Estou absolutamente feliz e orgulhosa de encontrar esse público de mulheres incríveis que estão se reunindo hoje pela primeira vez", disse ela, que presenteou Milva com um colar de pérolas, símbolo da Projeto Semeando Pérolas. O colar busca motivar a mulher a ser protagonista de sua vida, reconhecer seu valor e de valorizar suas conquistas.

A frente do Comitê, outra mulher de destaque: a Vice-Presidente de Planejamento da ABPRH, Angela Castro. Sócia da Deloitte para a área de Outsourcing em folha de pagamento e administração de pessoal, Angela é bacharel em Ciências Contábeis e graduada em Letras, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV e especializações em Estratégia Empresarial e Gestão de Projetos e Liderança de Pessoas.

Literatura – Entre as primeiras iniciativas do Comitê está a publicação "6 Medidas que mudam o jogo da mulher no mercado de trabalho – e como as organizações podem contribuir para este movimento", lançada no dia do encontro. Resultado de um diagnóstico sobre o tema, a cartilha foi elaborada de maneira colaborativa pela consultoria Filhos no Currículo, após quatro meses de estudos realizados com o apoio da ABPRH.

SOBRE A ABPRH

A ABPRH foi criada no dia 22 de março de 1960 por um grupo de profissionais da área de Administração de Pessoal que se uniu com o objetivo de trocar experiências e ideias que contribuíssem para o desenvolvimento de suas atividades e das organizações nas quais atuavam. Assim nasceu a Associação dos Administradores de Pessoal de Santo Amaro - AAPSA, em meio ao cenário progressista do governo de JK. Este, portanto foi o nome originário da ABPRH.