Alagoas

Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti registram candidatura à reitoria da UFAL

Um dos mais respeitados pesquisadores da UFAL, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough

Por Assessoria 09/07/2019 17h05
Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti registram candidatura à reitoria da UFAL
Os professores Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti registraram suas candidaturas - Foto: Assessoria

Os professores Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti registraram na manhã desta terça-feira (9) suas candidaturas aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A chapa, intitulada #MaisUfal – Juntos para Avançar, foi a primeira a se inscrever na consulta à comunidade acadêmica que será realizada em agosto. Como se inscreveu primeiro, a chapa dos docentes terá o número 1.

“Nossa chapa reúne um grupo suprapartidário, experiente em gestão, que acredita que a UFAL necessita avançar, e muito, no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. No quesito administração da Universidade, este avanço também é por demais necessário. Vamos expor nossas propostas à comunidade acadêmica e mostrar que é sim possível fazer mais, muito mais por nossa UFAL”, afirmou Tonholo.

Docente do Campus Arapiraca da UFAL, Eliane Cavalcante reforçou que “a candidatura hoje inscrita representa o pensamento e ação de um grupo coeso, formado por estudantes, professores e técnicos da Universidade da capital e do interior, que querem uma gestão competente, focada em resultados e que garanta universidade pública e gratuita de qualidade superior para docente, técnicos e estudantes”.

A inscrição da Chapa 1 ocorreu na sede da Associação dos Docentes da UFAL (ADUFAL), no Campus A. C. Simões. Cerca de 100 pessoas entre técnicos, estudantes e docentes acompanharam os candidatos. A consulta à comunidade acadêmica ocorre nos dias 7 e 8 de agosto (primeiro turno) e 14 e 15 de agosto (se necessário em segundo turno). 

A consulta é “simbólica”, uma vez que a eleição de fato para a reitoria da UFAL é realizada pelo Conselho Universitário da instituição (CONSUNI). No Conselho, formado por cerca de 60 membros, em respeito à determinações do Ministério da Educação a paridade de votos é de 70% para docentes e 30% para técnicos e estudantes. 

Tonholo e Eliane

Um dos mais respeitados pesquisadores da UFAL, Josealdo Tonholo é pós-doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra. Bacharel e licenciado em Química, o docente é mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). É Professor Titular da UFAL e tem atuação destacada nas áreas de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. 

Já a professora Eliane Cavalcanti é bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Biologia Animal e doutora pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Oceanografia Biológica. Desde o início de sua trajetória no Campus de Arapiraca, Eliane assumiu diferentes cargos acadêmico-administrativos. Foi a primeira coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (2006-2010), Diretora Acadêmica (2010-2014) e atualmente é a Diretora Geral e Administrativa do Campus. Além dos cargos de gestão, é também docente lecionando as disciplinas de Zoologia 1, Zoologia 2 e Parasitologia, assim como, desenvolve pesquisa e extensão.