Brasil

Barragem se rompe em cidade da Bahia

Ainda não há informações sobre feridos, nem detalhes sobre a composição e tamanho da barragem

Por JC Online 11/07/2019 15h03
Barragem se rompe em cidade da Bahia
De acordo com a Defesa Civil da cidade as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o incidente - Foto: Reprodução/YouTube

Uma barragem se rompeu na cidade Pedro Alexandre, na Bahia, na manhã desta quinta-feira (11). A cidade ca a cerca de 435 quilômetros de Salvador, capital do Estado. De acordo com a Defesa Civil da cidade as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o incidente. 

O órgão também informou que um povoado do município foi atingido pelo rompimento da estrutura. Ainda não há informações sobre feridos, nem detalhes sobre a composição e tamanho da barragem. A Defesa Civil ainda não sabe a quem pertence a estrutura.

Segundo a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o rompimento aconteceu por volta das 11h desta quinta, no distrito de Quati. Por conta da quantidade de lama, as estradas da região estão intransitáveis, o que diculta o atendimentos à população por parte do órgãos públicos.

Risco para cidade vizinha

Após o rompimento da barragem, o prefeito da cidade vizinha Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, publicou um vídeo em suas redes sociais alertando os moradores do município sobre o risco de continuarem em suas casas. A cidade está na rota que a lama seguirá, segundo a coordenadora da Defesa Civil de Pedro Alexandre, Carla Leão.

“A barragem do Quati realmente estourou. É uma situação atípica, pois nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Por isso, eu peço encarecidamente que todas a as pessoas que moram em área de risco que saiam das suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar. A gente não sabe as consequências, nunca passamos por ela. É melhor prevenir. Estou monitorando. Todas as escolas já estão disponíveis para receber as pessoas", disse o prefeito no vídeo.