Saúde

Rinoplastia: selfs tem influenciado nos procedimentos estéticos

No Brasil, nos últimos dois anos, 78.039 pessoas fizeram cirurgia plástica no nariz

Por Assessoria 15/07/2019 13h01
Rinoplastia: selfs tem influenciado nos procedimentos estéticos
Otorrinolaringologista Marcos Rossiter - Foto: Assessoria

“A tecnologia tem influenciado na estética humana”, diz o otorrinolaringologista Marcos Rossiter. Isso porque, segundo ele, em seu consultório grande partes dos pacientes que chegam querem fazer a rinoplastia porque não gostam do nariz nas fotos (o famoso self). 

No Brasil, nos últimos dois anos, 78.039 pessoas fizeram cirurgia plástica no nariz conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O médico explica que a rinoplastia é um procedimento cirúrgico que reestabelece o equilíbrio estético, mas que também trata as estruturas anatômicas que estejam obstruindo ou dificultando o fluxo de ar dentro do nariz. 

“Neste tipo de cirurgia corrigimos o desvio de septo, as hipertrofias de conchas nasais e outros. Para cada tipo de nariz são usadas técnicas diferentes, de acordo com a característica de cada paciente, por isso, é importante que procurem um profissional médico para que as estruturas internas do nariz não fiquem prejudicadas a longo prazo”, alertou.

Marcos pontua que entre os procedimentos estéticos, os mais procurados são aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é aquele osso ou "calo" do nariz. “A gente faz uma avaliação na anatomia do rosto e planeja a cirurgia para deixar o nariz fique em harmonia com o rosto’, falou.

O médico comenta que muitas celebridades acabam sendo referência para alguns pacientes quando o procedimento é estético, contudo, ele ressalta que é importante manter expectativas realistas sobre o procedimento e não achar que o nariz do paciente ficará necessariamente igual ao da celebridade que ele admira e se espelha no que se refere ao formato nasal.

“Avaliamos as condições de saúde e diversos outros fatores sempre seguindo uma série de critérios para o formato do novo nariz. Levamos em conta características estéticas, como a proporção e simetria facial, através de medições feitas na face, sempre buscando entender e respeitar os desejos do paciente”, garantiu.

Somente depois de avaliar todos esses fatores é que o médico vai chegar ao formato de nariz ideal e poderá te oferecer algum tipo de prévia.