Maceió

SMTT implanta Educação de Trânsito em escola

A disciplina será ministrada uma vez por semana por profissionais especialistas em trânsito

Por Ascom SMTT 15/07/2019 18h06
SMTT implanta Educação de Trânsito em escola
Projeto piloto da SMTT implantará disciplina de trânsito em escola do Jacintinho. - Foto: Foto: Ascom SMTT

O Colégio Rosalvo, no bairro do Jacintinho, receberá nesta terça-feira (16) um projeto-piloto elaborado pela equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A novidade consiste na implantação de uma disciplina que tem como objetivo formar crianças e adolescentes em multiplicadores da boa conduta no trânsito. Alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, além da turma do 1º ano do Ensino Médio, serão contemplados com a matéria.

A disciplina será ministrada uma vez por semana por profissionais especialistas em trânsito. Na oportunidade, os alunos irão aprender sobre a mobilidade urbana de Maceió, como construir um trânsito mais humanizado, o papel da Lei Seca, além de conhecer as competências de cada órgão de trânsito do estado de Alagoas para que possam cobrar resultados.

“A implantação deste projeto já vinha sendo estudado pela SMTT há um tempo. Percebemos que apesar das constantes campanhas educativas e de conscientização realizadas pelo órgão de trânsito nas escolas e vias da capital, precisávamos de mais. Por isso, resolvemos, em parceria com o Colégio Rosalvo, implantar essa disciplina para que as crianças e adolescentes cresçam e entendam a necessidade de um trânsito mais respeitoso e seguro. Ao fim do semestre, esses jovens estarão completamente preparados para educar e replicar a mensagem de se construir um trânsito mais seguro para todos”, relata a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

Para garantir que os alunos consigam aprender a maior quantidade possível de assuntos sobre o trânsito, a SMTT também atuará em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e da Associação Alagoana de Ciclismo. As entidades também farão parte da grade curricular do projeto com aulas sobre as leis e o comportamento dos ciclistas nas vias.