Geral

Em Brasília, Rui garante aluguel social para moradores do Pinheiro e adjacências

Prefeito participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto

Por Redação, com assessoria 18/07/2019 10h10
Em Brasília, Rui garante aluguel social para moradores do Pinheiro e adjacências
Em Brasília, Rui Palmeira garante aluguel social para moradores das áreas afetadas no Pinheiro, Mutange e Bebedouro - Foto: Secom Maceió

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, esteve na tarde de quarta-feira (17) em Brasília, onde participou de reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e com o secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas. A agenda discutiu a liberação de recursos para o pagamento do aluguel social aos moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. A solicitação de recursos para execução de projetos de infraestrutura também entrou na pauta da reunião.

Após o encontro, Rui Palmeira informou que o Governo Federal garantiu o pagamento do aluguel social aos moradores dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que estão sendo afetados pela instabilidade do solo. “Temos em Maceió centenas de famílias deixando suas moradias. A garantia do aluguel social é o mínimo para levar um pouco de segurança e tranquilidade às famílias dessas áreas”, frisou o prefeito.

Sobre os recursos solicitados pela Prefeitura de Maceió, no valor de R$ 21 milhões para a ajuda humanitária, o prefeito destacou que solicitou o empenho do Governo Federal para dar uma garantia às famílias. “Eles nos informaram que, no momento em que formos repassando esses recursos, a partir dos próximos lotes, vão fazer a liberação do restante dos recursos”, disse o prefeito.  Na última segunda-feira (15), foi publicado o empenho de R$ 7 milhões.

O secretário de Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, informou que uma das pautas da reunião foi a busca de soluções para a reestruturação de parte dos bairros afetados. “Viemos a Brasília também para cobrar do Governo Federal a questão da recuperação do bairro, se já estão estudando isso, e a questão da macrodrenagem do bairro do Pinheiro”, explicou Lemos.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Eduardo Canuto, e de Infraestrutura, Mac Lira.

Minha Casa, Minha Vida

O prefeito Rui Palmeira aproveitou a reunião com o ministro Gustavo Canuto para pedir agilidade na autorização de cessão dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida que estão em construção em Maceió para as famílias que moram atualmente na encosta do bairro Mutange. “Precisamos remover as famílias da barreira do Mutange e para isso, esperamos que o Ministério possa, o mais rápido possível, nos dar uma resposta positiva para tranquilizar um pouco mais a população”, disse o prefeito, que também solicitou recursos para a obra de macrodrenagem do Pinheiro.