Mundo

Cidades brasileiras disputam título da UNESCO

Atualmente, a Rede conta com 180 cidades de 72 países

Por Assessoria 22/07/2019 14h02
Cidades brasileiras disputam título da UNESCO
Atualmente, a Rede conta com 180 cidades de 72 países - Foto: Prefeitura de Belo Horizonte

Duas cidades do Nordeste e duas do Sudeste estão na disputa pelo título “ Rede de Cidades Criativas”, concedido pela UNESCO. São elas Belo Horizonte (MG), que concorre na categoria Gastronomia, Cataguases (MG) no segmento de Cinema, Fortaleza (CE) em Design e Aracaju (SE) na música. As finalistas deixaram para trás 26 concorrentes e, no máximo, duas receberão a distinção.

O projeto Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), criado em 2004, conecta municípios do mundo inteiro para promover a cooperação e o compartilhamento de experiências, mostrando a importância da cultura no desenvolvimento socioeconômico das áreas urbanas.

Atualmente, a Rede conta com 180 cidades de 72 países. Oito são brasileiras: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ) foram reconhecidas no campo da Gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), pelo Design; João Pessoa (PB), no Artesanato e Artes folclóricas; Salvador (BA), na Música; e Santos (SP), pelo Cinema.

As novas concorrentes buscam o reconhecimento pelo que consideram ser o seu ponto forte. Cataguases, cidade da Zona da Mata mineira, aposta em sua tradição no cinema, demonstrando como se transformou, nos últimos 10 anos, em um importante polo de produção audiovisual. Belo Horizonte acredita nos sabores e temperos da culinária mineira para conquistar o título. A capital mineira vem se consolidando como um ativo importante para o turismo gastronômico do país.

Aracaju tem como principal ativo a música e pretende estabelecer uma poderosa indústria criativa com investimentos nacionais e internacionais. Já Fortaleza se destaca no quesito Design de moda. A capital cearense é considerada a 4ª. do país em número de estabelecimentos do setor (atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba).

O processo de seleção é feito por um comitê técnico, com representação em cada categoria, designado pela UNESCO, e outro com representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria. O resultado sai até o final de outubro deste ano.