Educação

Programa abre inscrições para alunos da rede estadual reforçarem preparativos para o Enem

Oferecido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) está com inscrições abertas

Por Agência Alagoas 23/07/2019 19h07
Programa abre inscrições para alunos da rede estadual reforçarem preparativos para o Enem
Ex-alunos da rede estadual hoje são instrutores do programa - Foto: Valdir Rocha

Estudantes da rede pública estadual que desejem fortalecer sua base de conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem a chance de participar, gratuitamente, de preparatório ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe). As inscrições também são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.copeve.ufal.br até o dia 18 de agosto.

Ao todo, são ofertadas 200 vagas, sendo 120 vagas para o Paespe Jr - voltado para alunos matriculados na 1a série do ensino médio – 80 para o Paespe – direcionado para estudantes matriculados na 2a série do ensino médio. Em ambos os casos, as aulas acontecem por um período de doze meses, sendo ministradas duas vezes por semana para o Paespe Jr (um sábado das 8h às 12h e um dia da semana, no contraturno) e de segunda a sexta-feira das 19h às 21h e sábado das 8h às 12h para o Paespe.

Para se inscrever, em ambos os casos, é preciso estar regularmente matriculado na rede estadual de ensino e ter idade entre 15 e 20 anos completos. Antes de efetuar a inscrição, é preciso também se cadastrar no site da Copeve. Feita a inscrição, será preciso homologá-la pessoalmente na coordenação do Paespe, no Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal nos dias 27, 28 e 29 de agosto. A última etapa do processo seletivo será uma prova no dia 28 de setembro.

Além de aulas presenciais, o Paespe oferece palestras, visitas técnicas, curso de informática e realização de oficinas multidisciplinares. “O Paespe é um programa único. Com o apoio das pró-reitorias de Extensão e Estudantil, nós temos a chance de fortalecer a formação desses jovens como cidadãos, fazendo também com que tenham o seu primeiro contato com a universidade. Aqui, os alunos terão aulas com instrutores que são ex- estudantes da rede estadual, como eles, e também com Professores Doutores da Ufal”, relata o coordenador do Paespe, o Professor PhD Roberaldo Carvalho.