Viral

Câmera extra, resposta tátil e mais: Apple lançará três novos iPhones

Os novos iPhones virão com a nova geração de processador A13, mais rápido que o A12 da geração atual

Por Entrelinhas 23/07/2019 14h02
Câmera extra, resposta tátil e mais: Apple lançará três novos iPhones
Os novos iPhones virão com a nova geração de processador A13, mais rápido que o A12 da geração atual - Foto: Divulgação

No ano passado, a Apple lançou três novos modelos de iPhone: o iPhone XS, o iPhone XS Max e o iPhone XR. Este ano não será diferente: a empresa está trabalhando para lançar três novos iPhones em setembro, de acordo com fontes envolvidas no seu desenvolvimento.

Os novos iPhones virão com a nova geração de processador A13, mais rápido que o A12 da geração atual. São conhecidos internamente pelos codinomes D42, D43 e N104 para os dispositivos que irão substituir o XS, XS Max e XR, respectivamente. Todos os modelos terão a mesma resolução de tela da geração atual, sendo que os dois primeiros terão uma tela OLED, enquanto que o terceiro – que substituirá o XR – continuará contando com uma tela Liquid Retina.

Os modelos desse ano também contarão com uma nova versão da Taptic Engine, que fornece resposta tátil às ações do usuário. Esse componente é responsável, por exemplo, pelo pequeno "toque" sentido quando usamos o 3D Touch nos aparelhos que suportam essa tecnologia.

No iPhone XR, que não conta com 3D Touch na tela, a Apple criou um recurso que chama de "haptic touch". O que ele faz é simular o 3D Touch quando o usuário pressiona o dedo por um pouco mais de tempo na tela.

Com o iOS 13, que está em testes, a Apple trouxe o Haptic Touch para todos os dispositivos suportados pelo novo sistema. Já existiam muitos rumores sobre a retirada do 3D Touch das telas de iPhones e parece que neste ano isso irá se concretizar.

A empresa está trabalhando numa tecnologia conhecida internamente como "leap haptics". Não se sabe muito sobre o que ela trará de novo, mas certamente é um recurso que irá melhorar ainda mais a sensação tátil do Haptic Touch, o que deve deixar os fãs do 3D Touch um pouco menos chateados com a sua aposentadoria.