Moda

O body continua como tendência no inverno: saiba como adotá-lo sem passar frio

O termo body já era utilizado por volta de 1500 a 1550 para denominar o que hoje conhecemos como corset ou espartilho

Por Divulgação 24/07/2019 17h05
O body continua como tendência no inverno: saiba como adotá-lo sem passar frio
Tudo é uma questão de saber fazer sobreposições com peças - Foto: Divulgação

Peça queridinha de muitas famosas e de várias influencers, o body se tornou uma peça coringa no guarda-roupa feminino. Isso porque dá pra usá-lo tanto nas estações mais quentes, como o verão, quanto nos dias mais frios.

É isso mesmo que você leu! É muito possível usar body no inverno sem passar frio e sem perder o ar fashion. Quer saber como? Nós temos algumas dicas bem bacanas para você!

História do body

O termo body já era utilizado por volta de 1500 a 1550 para denominar o que hoje conhecemos como corset ou espartilho - aquela peça com barbatanas metálicas e amarração nas costas que servia para manter a postura e dar suporte aos seios.

O tempo passou e a peça foi sendo modificada. Em 1980, por exemplo, ela começou a ficar mais próxima da forma como conhecemos hoje, mas o nome ainda era outro: collant.

O collant se diferencia do body por ser uma peça única sem fecho na virilha, sendo ideal para ballet ou na academia por ser de malha. Já o body pode ser feito de diversos materiais, como veludo, lycra, neoprene e até tecidos mais transparentes, além de ter modelos variados, com cava nas costas, com ou sem mangas.

Como usar o body

O body é considerado uma peça coringa por possibilitar diferentes looks. Um detalhe é que, por ser mais justo, modelando o corpo, ele deve ser usado preferencialmente com peças mais largas na parte de baixo.

Pode ser uma calça pantalona, uma saia plissada ou um short mais folgadinho. O que vale é equilibrar a produção.

Mas e no inverno? Como não deixar o body de lado e, ao mesmo tempo, não passar frio?

Body combina com frio, sim senhora!

A primeira coisa que você tem que lembrar é que existem diversos modelos de bodies, com texturas e formatos variados. Há modelos que acabam sendo mais quentinhos por conta do tecido ou pelas mangas compridas. Mas dá pra usar aquele modelo mais básico, sem mangas, também.

Tudo é uma questão de saber fazer sobreposições com peças que valorizem o seu visual e te deixem aquecida.

Opção 1: Body neutro + Cardigan + Calça

Um look casual e perfeito tanto para o dia quanto para a noite é a combinação body com um cardigan e uma calça. O modelo de body com gola alta é ideal para os dias mais frios porque protege o pescoço e ainda dá uma elegância extra ao visual.

Uma sugestão interessante é usar um body preto ou branco com cardigan em tons cobre, ferrugem ou vinho.

Opção 2: Body preto + Jeans + Animal Print

Sabe aquele body preto basicão? Você consegue montar um look mega estiloso com uma peça de estampa de animal print e uma calça jeans, por exemplo.

Pode ser uma jaqueta, blazer ou kimono comprido, não importa! O que vale é misturar a estampa da peça que vai por cima, que pode ser de cobra, onça ou zebra, por exemplo, com o tom mais neutro do body. Fica um arraso!

Opção 3: Body + Blazer + Calça

Uma sugestão para quem deseja usar o body no trabalho é a combinação com blazer e calça. O ambiente formal pede uma peça menos decotada, mas não menos elegante. Por conta disso também vale investir numa calça do tipo flare ou pantalona lisa.

Qualquer mulher pode usar body

Tem quem fique encanada pensando ser muito magra ou muito gorda para usar um body - como se para usar essa peça, fosse preciso ter um corpo específico.

A primeira coisa que você deve se livrar para usar qualquer tipo de roupa é do preconceito. Independente do seu tipo físico, qualquer peça pode ser usada, observando aspectos que te valorizem.

Tanto uma mulher mais magra quanto mais gorda podem fazer uma combinação com body estampado de manga comprida e saia comprida plissada, por exemplo. Um look super romântico e feminino, para corpo nenhum botar defeito!

Atenção às características da peça

Mas é preciso atenção aos tecidos e ao tamanho do body. Independente de ser magra ou gorda, use sempre peças que sejam da sua numeração. Em relação ao tecido, para as mais cheinhas vale apostar nos mais estruturados - quanto mais grosso, menos ele vai marcar o corpo -, a exemplo do neoprene.

Outra dica pra quem veste números maiores é investir na estampa. Ela é uma grande aliada para esconder as gordurinhas. Como as peças lisas geram sombra quando marcam o corpo, elas acabam sendo mais indicadas para quem deseja dar uma ideia de volume ao corpo, por isso é indicado para as magrinhas.

Independente do modelo do body, da combinação e do tipo do seu corpo, o primeiro passo para usá-lo é se sentir confortável. Agora é só correr pro abraço e investir num modelo que te valorize!