Meio ambiente

Prefeitura cobra esclarecimentos de empresa que gerencia aterro sanitário

Polícia Civil flagrou descarte irregular de chorume na madrugada desta quinta (25)

Por 7Segundos 25/07/2019 15h03
Prefeitura cobra esclarecimentos de empresa que gerencia aterro sanitário
Sede da Prefeitura de Maceió - Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Após a polêmica envolvendo o descarte irregular de chorume pela empresa responsável pelo Aterro Sanitário da capital, a Prefeitura de Maceió informou que os esclarecimentos estão sendo cobrados da empresa Central de Tratamento de Resíduos (CTR) os devidos esclarecimentos.

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) reitera que o monitoramento em relação à operação da CTR é rigoroso em respeito à legislação ambiental vigente, com relatórios técnicos emitidos periodicamente e devidamente apresentado aos órgãos ambientais fiscalizadores.

O Ministério Público Estadual também irá abrir procedimento investigativo sobre o caso, assim como a Polícia Civil. Confira a nota:

Responsável pela gestão da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informa que está apurando informações a respeito da apreensão realizada nesta quinta-feira (25) pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de veículos a serviço da CTR que estariam realizando o descarte irregular de chorume. 

A Sudes esclarece que, apesar de ser um equipamento da Prefeitura de Maceió, a gestão da CTR é realizada por meio de concessão pública, com operação executada pelo Grupo Estre. Todos os esclarecimentos estão sendo cobrados da empresa, que deve se posicionar sobre o caso e será responsabilizada legalmente por qualquer infração ambiental decorrente da operação da CTR. 

A Sudes reitera que o monitoramento em relação à operação da CTR é rigoroso em respeito à legislação ambiental vigente, com relatórios técnicos emitidos periodicamente e devidamente apresentado aos órgãos ambientais fiscalizadores. Todas as medidas cabíveis já estão sendo adotadas para que, conforme haja o esclarecimento desta situação, a empresa seja responsabilizada juridicamente.