Entretenimento

A mágoa de quem saiu da Globo sem o prestígio desejado

Ex-contratados usam a imprensa e as redes sociais para manifestar indignação a respeito do tratamento recebido na emissora

Por Blog Sala de TV 25/07/2019 16h04
A mágoa de quem saiu da Globo sem o prestígio desejado
Muitos profissionais – atores, apresentadores e jornalistas – disparam críticas à emissora quando passam a ser vistos e tratados como meros ex-globais - Foto: Reprodução

Poucas coisas oferecem tanto status quanto um crachá da Globo. Ser dispensado pelo canal parece gerar, proporcionalmente, decepção imensurável.

Muitos profissionais – atores, apresentadores e jornalistas – disparam críticas à emissora quando passam a ser vistos e tratados como meros ex-globais.

Xuxa deixou o canal do clã Marinho em dezembro de 2014. Oficialmente, um rompimento amigável. Contudo, em várias ocasiões, a atual contratada da RecordTV demonstrou frustração pela maneira como deixou a empresa.

A mais recente foi um post em homenagem ao ex-diretor da emissora Mario Lucio Vaz, falecido no último fim de semana. “A única pessoa que brigou por mim na Rede Globo, foi a única pessoa que me amou verdadeiramente na emissora”, escreveu ela no Instagram.

Estabelecer relações de afeto nos bastidores de uma TV é quase impossível. Prevalecem a concorrência, a inveja e a indiferença. Nem mesmo a rainha dos baixinhos, com quase 30 anos de casa, consegui reverter essa realidade.

Quase cinco anos após o fim do conto de fadas entre Xuxa e a Globo, muitos profissionais dentro da emissora ainda afirmam ter sido um erro deixá-la ir para a concorrência. Dizem ter faltado empenho interno em achar novo formato capaz de oxigenar a imagem da apresentadora.

Um recente ex-Globo, Fernando Rocha, não tem poupado críticas ao antigo empregador. O jornalista foi dispensado em fevereiro do Bem Estar (agora um quadro do Encontro e do É de Casa), onde ficou por oito anos.

Em entrevista ao canal de YouTube Pingue-Pongue com Bonfá, do jornalista Marcelo Bonfá, Rocha revelou que seu estilo descontraído – com piadas e trocadilhos – resultou no desligamento abrupto.

Contou que o episódio de uma anedota considerada sem graça por um médico do programa fez a direção do canal repreendê-lo e decidir pela não renovação de seu contrato. Ele sentiu que teve “o tapete puxado”.

“Não estavam nem aí para o programa. Não estavam vendo o programa”, disse. “O programa tinha vários memes que eu fiz, que eles nem sabiam. Ou seja, eles não estavam mais interessados no programa que tinham.”

Antes dessa declaração, o apresentador já havia disparado outras vezes contra a Globo – e deixou evidente o ressentimento contra ex-colegas.

“Minha história é muito maior do que uma reunião que durou três minutos para falar: ‘Olha, o contrato não vai ser renovado e o Bem Estar termina aqui para você’. Minha história na casa é maravilhosa, é um milhão de vezes maior do que a pessoa que falou comigo”, relatou Fernando em participação no programa Sensacional, de Daniela Albuquerque, na RedeTV!

Outro desabafo com repercussão midiática aconteceu no Provocações, comandado por Marcelo Tas na TV Cultura. O ator Pedro Cardoso, visto por 14 anos no elenco do seriado A Grande Família, contestou a ex-casa.

“Quem ficou rico com o (personagem) Agostinho foi a Rede Globo”, afirmou. “A Rede Globo é o capitalista naquele negócio, é quem tem possibilidade de ficar rico. Tenho 57 anos e não tenho uma economia que me possibilite não trabalhar.”

Ele disse não considerar “justa” a relação financeira entre o canal e os contratados. Em outras palavras, acha que a empresa não paga proporcionalmente ao lucro que seus artistas ajudam a gerar.

Esses três ex-globais e sua insatisfação com a Globo desconstroem a fantasia em torno da maior companhia de comunicação do País. Ostentar um crachá de global pode até fazer bem ao ego, porém, não garante somente boas recordações.