Economia

Comitiva alagoana prospecta novos investimentos na China

Mais 100 investidores de diversos ramos se reuniram em Xangai durante a 2ª edição do Alagoas Business Summit

Por Agência Alagoas 26/07/2019 09h09
Comitiva alagoana prospecta novos investimentos na China
Renan Filho também esteve reunido com representantes do grupo de capital chinês CPIC Brasil, terceiro maior fabricante de fibra de vidro do mundo - Foto: Agência Alagoas

Para apresentar os diferenciais competitivos de Alagoas ao mercado asiático, a comitiva alagoana que está em missão técnica na China se reuniu, nesta quinta-feira (25), com aproximadamente 100 investidores de diversos ramos em Xangai, durante a 2ª edição do Alagoas Business Summit. O objetivo do encontro é atrair novos negócios ao estado para geração de emprego e renda e dinamização da economia.

Comandando a comitiva, o governador Renan Filho se reuniu com os potenciais investidores, que representam empresas especializadas em tecnologia, segurança pública e na produção de fibra de vidro, celulose e malte.

Um deles é Raymann Zhang, gerente da GDH Supertime Malting Company Limited, um dos principais produtores comerciais de malte na Ásia, integrante do conglomerado CDH Limited, uma subsidiária da Guangdong Holdings Limited (GD Holdings). O grupo é, atualmente, o maior da província de Guangdong que opera fora da China continental.  A GD Holdings possui ativos avaliados em mais de HKD 110 bilhões e mais de 12 mil funcionários.

Renan Filho também esteve reunido com representantes do grupo de capital chinês CPIC Brasil, terceiro maior fabricante de fibra de vidro do mundo. Com plantas de produção na China, Bahrein e aqui no Brasil, além de companhias de vendas e distribuição na Europa, Rússia e Estados Unidos, o CPIC deseja se instalar no Nordeste brasileiro para atender o mercado local e servir de plataforma de exportação.

Os integrantes alagoanos da Missão China também se articularam com investidores do Fosun Group, um dos maiores grupos privados da China, que demonstraram interesse em desenvolver projetos no setor de turismo e hotelaria, saúde – hospitais e planos de saúde – e seguros. O Fosum é proprietário da rede de resorts Club Med e do Cirque du Soleil. 

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, comentou a representatividade do grupo no segmento de turismo e a importância de apresentar Alagoas aos possíveis investidores.

“O Grupo Fosun é gigante e engloba várias diretrizes de investimentos, dentre elas a hotelaria e turismo. Apresentamos nosso potencial no setor e destacamos nossos dados positivos, como o crescimento no número de turistas e ampliação da rede hoteleira. O trabalho de prospecção tem sido muito importante na atração de novos investimentos, principalmente por nos colocar em negociações diretas com grandes investidores, como o grupo Fosun, que vai ser nosso parceiro na inserção de Alagoas no mapa do turismo de uma das maiores operadoras de turismo do mundo: a rede Thomas Cook”, destacou o secretário.

O grupo Thomas Cook atua no mercado há mais de 175 anos. Com foco no segmento de agência de viagens, a empresa é uma das mais procuradas na Europa por apresentar pacotes com preços competitivos para os principais destinos do mundo.

Alagoas Business Summit

Realizado pela primeira vez em Pequim, no último dia 22, e nesta quinta-feira (25) em Xangai, o evento promovido pelo Governo do Estado faz parte da Missão China, que tem a meta de prospectar investimentos e reforçar os laços econômicos de Alagoas com o país asiático. As duas edições reuniram, em média.