Concursos

Concurso Bombeiros da Bahia: confirmada oferta de 500 vagas

Para concorrer no concurso é necessário possuir ensino médio, com remuneração inicial de R$ 2,5 mil

Por JC Concursos 26/07/2019 12h12
Concurso Bombeiros da Bahia: confirmada oferta de 500 vagas
Bombeiros da Bahia - Foto: Divulgação

O novo concurso Bombeiros BA contará com uma oferta de 500 vagas. O governador Rui Costa autorizou, no último dia 19, um novo certame para o preenchimento de oportunidades para o cargo de soldado. Porém, na ocasião, o número de vagas ainda não havia sido oficializado. De acordo com as últimas informações, agora divulgadas pela corporação, a oferta será de 500 postos, sendo 250 para preenchimento em 2020 e 250 para 2021. O próximo passo é formar a comissão do certame, para então contratar a banca e, finalmente, definir a data de publicação do edital de abertura de inscrições, o que está previsto para ocorrer ainda neste semestre.  

Para concorrer ao cargo é necessário possuir ensino médio ou ensino médio com formação técnica, além de idade de 18 a 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria “B”. A remuneração inicial da carreira é de R$ 2.585,05, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A publicação do edital está prevista para ocorrer ainda neste semestre. A expectativa é de que novas informações sejam divulgadas em breve.

Saiba como foi a última seleção

No concurso Bombeiros BA de 2017, a banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A seleção contou com três etapas, incluindo provas objetivas, provas discursivas e exames pré-admissionais, que incluem avaliação psicológica, exames médico-odontológicos, testes de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

A parte objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais, com peso um, e 50 de conhecimentos específicos, com peso 1,4. Na ocasião, os participantes também foram submetidos a uma questão discursiva.

A parte de conhecimentos gerais contou com temas de língua portuguesa, matemática e ciências humanas e naturais, além de inglês. Já na parte de conhecimentos específicos, noções de igualdade racial e de gênero, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo e noções de direitos humanos.