Geral

Prefeitura de Maceió abre atividades da II Semana de Gestão Escolar

Evento aconteceu no Hotel Jatiúca, na manhã desta segunda (29)

Por Secom Maceió 29/07/2019 12h12
Prefeitura de Maceió abre atividades da II Semana de Gestão Escolar
Secretária Ana Dayse Dorea fala da importância da Gestão Escolar para a educação de Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nesta segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), realizou, no Hotel Jatiúca, a abertura da II Semana da Gestão Escolar.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, a capacitação do gestor escolar é fundamental para o bom funcionamento da Unidade de Ensino. “A escola é feita de professores, de trabalhadores, mas ela precisa ter gestão. Por isso, a gente faz eleição para escolher diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos. No entanto, ninguém nasce sendo gestor, assim estamos trazendo pessoas muito experientes para falar sobre o que é a gestão escolar e para contar experiências de sucesso”, ressaltou.

Com o tema a gestão nas suas múltiplas dimensões, o evento segue até a sexta-feira (2) e tem o objetivo de capacitar os gestores das escolas para o exercício da função de direção, compartilhar as boas práticas da Rede e refletir sobre o documento do pacto de gestão.

Para o prefeito Rui Palmeira, capacitar a comunidade escolar é fundamental. “Todo conhecimento e capacitação repassados para a quem faz nossas escolas é um ganho para todos. Professores, estudantes, e pais de alunos, todo mundo sai ganhando, todos melhoram a partir de uma gestão de excelência. É isso que buscamos: crescer sempre”, enfatizou.

Segundo a coordenadora-geral do projeto Semed/ Pnud, Rita Ippolito, capacitar os novos gestores é o caminho para colher bons resultados. “Para iniciar esta nova etapa da gestão escolar é muito importante a organização da escola. Para isso, estamos apostando na capacitação destes servidores e, ao longo dos anos, estamos colhendo muitos resultados positivos, que só são possíveis quando combinamos gestão escolar e projeto pedagógico. E assim sabemos que vamos atingir nosso objetivo principal: o aprendizado das crianças”, afirmou.

A coordenadora de gerenciamento e organização escolar da Semed, Marta Palmeira, explica que a proposta da semana é capacitar os novos gestores eleitos nas escolas. “Essa capacitação é a continuidade de um momento que vivenciamos em 2016, ano do lançamento do Guia de Gestão, e é a oportunidade de repassar para os novos gestores e também para os antigos as diretrizes para gerenciar as escolas. Hoje, no primeiro momento, teremos especialistas falando sobre o que já realidade em nossas unidades de ensino. Em um segundo momento, a gente vai ter um painel de práticas exitosas, que é a fala do gestor dizendo para os colegas as experiências dentro do espaço escolar.”

O diretor da Escola Luiz Pedro IV, localizada no Conjunto Gamas Lins, Benedito Monteiro, que foi reeleito, destacou a relevância da II Semana de Gestão Escolar para a formação dos dirigentes escolares. “Sem dúvida é muito importante, pois serão apresentados modelos de gestão que deram certo em várias escolas. Para os que estão assumindo a missão de diretor pela primeira vez é essencial”, frisou.