Polícia

Alagoas apresenta redução de 85% no número de roubos a banco

De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal, da Secretária de Estado da Segurança Pública apenas três casos foram registrados no período

Por Agência Alagoas 30/07/2019 15h03
Alagoas apresenta redução de 85% no número de roubos a banco
Coletiva sobre desdobramentos da Operação Faixa Preta mostra como quadrilha especializada em assalto a banco agiria em Alagoas - Foto: SSP/ Arquivo

Os roubos a banco em Alagoas tiveram queda de 85% no primeiro semestre deste ano. Segundo levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram registradas apenas três ocorrências entre os meses de janeiro e julho deste ano. 

De acordo com as informações estatísticas, 2019 registrou ocorrências nos meses de fevereiro, abril e maio. Os meses de janeiro, março e junho não tiveram roubos dessa natureza. Já em 2018, foram registradas quatro ocorrências em janeiro, duas nos meses de fevereiro e março, três em abril, quatro em maio e cinco no mês de junho, totalizando assim 20 roubos.

O combate a este tipo de crime no estado é realizado pelas polícias Civil (PC) e Militar (PM) com o apoio das agências de Inteligência e departamentos como a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) e a Seção Especializada de Roubos a Bancos (Serb).

O delegado Cayo Rodrigues, titular da Serb, da PC, explica que a redução do número de roubos a bancos é fruto de um trabalha planejado de investigação, a partir do estudo de ocorrências anteriores, modo de agir dos suspeitos e perfil dos potenciais assaltantes de banco.

“A polícia passou a realizar acompanhamento de potenciais autores dessa modalidade criminosa mesmo antes das ações, o que potencializou os índices de elucidação dos ataques a agências bancárias [que hoje beira a 100%] e até mesmo flagrantes de tentativas de arrombamento”, contou o delegado.

O titular da Serb disse ainda que o constante intercâmbio com as polícias investigativas de outros estados tem contribuído para os bons resultados.

“Ciente da tendência de interestadualidade das organizações criminosas de assaltos a banco, a constante troca de informações com investigações de outros estados tem sido uma diretriz dos trabalhos. Tem auxiliado não apenas nos esclarecimentos dos crimes em Alagoas, como também tem proporcionado uma contribuição para a redução da criminalidade em estados vizinhos”, afirmou.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, a redução no número de roubos a banco mostra o empenho das forças de segurança. “Nós tivemos metade do semestre sem ocorrências. É uma satisfação muito grande chegar a um resultado como esse e é graças aos investimentos na Segurança Pública e à nossa integração policial que conseguimos reduzir mais uma modalidade criminosa”, destacou. 

O comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio Lima, avaliou também o resultado do semestre como positivo. “Com muito esforço temos batalhado para enfrentar e conseguir desarticular esses grupos que amedrontam os cidadãos de bem. Vários suspeitos envolvidos já foram presos e a população pode ter certeza que estaremos sempre no encalço dos criminosos para garantirmos ainda mais segurança”, afirmou.