Meio ambiente

Laudo sobre aterro sanitário deve ser apresentado na próxima semana

Local foi alvo de inspeção após denúncias sobre suposto vazamento de chorume

Por 7Segundos 31/07/2019 15h03
Laudo sobre aterro sanitário deve ser apresentado na próxima semana
Inspeção do MPE na Central de Tratamento de Resíduos - Foto: 7Segundos

A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió foi alvo de uma inspeção do Ministério Público do Estado (MP-AL) e de órgãos de fiscalização na tarde desta quarta-feira (31) após denúncias de vazamento de chorume e do flagrantes de dois caminhões despejando o mesmo conteúdo em um canavial próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.

A vistoria contou com a presença do promotor Alberto Fonseca que falou sobre o motivo da visita. "Postagens em mídias sociais denunciavam um possível rompimento da barragem de chorume e vazamento. Mas nos foi garantido que não há risco eminente e a próxima etapa é a documentação para a renovação do licenciamento ambiental".

Gustavo Torres, superintedente municipal de Desenvolvimento Sustentável, avaliou a visita do MP-AL. "Para a gente é super importante em conjunto com todos os órgãos de fiscalização, para que a gente acabe com as fakenews, de imagens antigas de possíveis quebras de barreira, para mostrar que isso não existe. Nós fazemos a fiscalização desde a entrada do lixo a queima dos gases, e qualquer irregularidade, a empresa é autuada".

Foi apresentada para as autoridades e a imprensa a estação de tratamento do chorume na CTRS e as duas etapas que compõem o processo, a biológica e a fisicoquímica. "Processo avançado e que ao final temos um efluente límpido e cristalino", disse o gerente Regional Estre Ambiental, responsável pela CTRS, Daniel Sanchez.

Ele ainda disse que desconhece as denúncias feitas em situações de 2017. "Essa lagoa sempre teve estabilidade e sempre foi monitorada".

Já sobre os caminhões flagrados descartando chorume de forma irregular, ele se disse surpreso. "Imediatamente suspedemos o carregamento com a empresa e ficamos surpresos, pois todas as cargas saem da unidade com um documento chamado Manifesto de Transporte de Registro, e até o dia que houve o flagrante, 100% das cargas estão registradas como recebidas".

Mauricio Malta, engenheiro da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hidricos de Alagoas (Semarh), resumiu o que foi encontrado durante a vistoria. "Estamos aqui para dar uma laudo sobre as barragens, e até o momento não foi encontrada nenhuma irregulaidade, e como vocês viram são barragens de pequena altura que não apresentam risco".