Cultura

Festa Literária de Fernão Velho começa nesta quinta-feira

A partir das 19h, tem início, na Praça São José, a cerimônia de abertura do evento, que contará com um concerto da Banda do Exército Brasileiro

Por Ascom FMAC 31/07/2019 17h05
Festa Literária de Fernão Velho começa nesta quinta-feira
Evento de lançamento da programação da Flifev. - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Realizada pela Associação Cultural Alagoa do Sul, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Festa Literária de Fernão Velho (Flifev) inicia sua primeira edição nesta quinta-feira (01).

A programação da Flifev começa às 8h35, com o Trem Literário, que irá proporcionar música e poesia aos passageiros. O embarque acontece na Estação Central, no Centro da cidade, e segue até Fernão Velho. Lá, durante o resto da manhã e à tarde, acontecerão as mesas de discussão: a primeira começará às 9h15, com o historiador Geraldo Majella falando sobre o bairro, a Fábrica Carmen e o legado dos operários. Logo após, às 10h, será realizada a segunda mesa com Edson Bezerra sobre o Manifesto Sururu, seguida da discussão sobre “O Teatro e a Paz”, com o ator e diretor Licurgo Spinola.

Intitulada “Conhecendo Bibliotecas”, a mesa que dá continuidade à programação da Flifev será realizada pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, e sua equipe a partir das 14h. Depois, às 14h40, acontece a quinta mesa de discussão da Flifev, que tem como tema Mediação de Conflitos, e conta com a participação da presidente da ONG Maceió Voluntário, Maristela Pozitano. ÀS 15h30, começam as apresentações culturais dos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino.

A partir das 19h, tem início, na Praça São José, a cerimônia de abertura do evento, que contará com um concerto da Banda do Exército Brasileiro e com a apresentação do Coco de Roda de Fernão Velho. A programação da I Flifev segue até próximo sábado (03).

Festas Literárias

O histórico bairro de Fernão Velho é o quarto local a ser contemplado com festas literárias, que já aconteceram duas vezes no bairro do Pontal da Barra (Flipontal) e no Conjunto Graciliano Ramos (Fligraça), e uma vez no bairro do Jacintinho (Flijaça). Além disso, ainda no segundo semestre deste ano, serão realizadas novas edições da Flijaça e da Flipontal.

De acordo com o presidente da FMAC, Vinicius Palmeira, a iniciativa tem possibilitado a disseminação da cultura alagoana, além de incentivar o hábito da leitura.

“É uma grande satisfação poder acompanhar a evolução das festas literárias em nossa cidade. Iniciamos esse projeto em 2017, no Pontal da Barra, e hoje temos a oportunidade de realizá-lo em outras regiões com grande aceitação das comunidades, que participam ativamente da construção desses eventos literários”, afirmou.