Brasil

Humberto Martins crítica Deltan após saber que foi sabotado para vaga do STF

Alagoano teria sido citado em uma das delações premidas da Lava-Jato

Por 7Segundos com Folha de São Paulo e The Intercept 01/08/2019 14h02
Humberto Martins crítica Deltan após saber que foi sabotado para vaga do STF
Corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Humberto Martins, do STJ (Superior Tribunal de Justiça) - Foto: Reprodução

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins fez fortes declarações à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, ao saber que Deltan Dallagnol, um dos procuradores da Lava-Jato, usou a delação premiada da OAS para inviabilizar sua indicação à  vaga aberta no STF com a morte de Teori Zavascki em 2017.

"Procuradores passaram de todos os limites", disse o ministro à jornalista após a última revelação da Vaza Jato, completando que estava muito triste com a situação.

As mensagens obtidas pelo Intercept mostram que Dallagnol também usou a delação da OAS para tentar barrar a indicação de um ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Quando o nome do alagoano apareceu na imprensa como um dos cotados para a vaga no Supremo, Dallagnol procurou Pelella para sugerir que Janot alertasse o então presidente Michel Temer de que ele era um dos alvos da delação de Léo Pinheiro.

“É importante o PGR levar ao Temer a questão do Humberto Martins, que é mencinoado na OAS como recebendo propina…”, disse Dallagnol ao colega. “Deixa com ‘nós'”, respondeu Pelella.