Cultura

Imprensa Oficial anuncia novos autores e ilustradores da Coleção Coco de Roda

Editora do Estado divulga resultado de dois editais públicos, destinados à seleção de autores e ilustradores que vão compor sua série de livros infantis

Por Agência Alagoas 01/08/2019 10h10
Imprensa Oficial anuncia novos autores e ilustradores da Coleção Coco de Roda
Imprensa Oficial divulga novo resultado da Coleção Coco de Roda - Foto: Ascom Sepal

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos divulga os nomes dos escritores e ilustradores selecionados, a partir de editais públicos, para trabalhar na próxima edição da Coleção Coco de Roda de livros infantis. As cinco historinhas escolhidas serão lançadas na 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, de 1 a 10 de novembro, no bairro do Jaraguá.

Apresentado uma vez a cada dois anos, o Edital da Coleção Coco de Roda é um dos concursos literários mais aguardados pela comunidade de escritores do estado. A prerrogativa do edital é publicar obras infantis que façam homenagem à cultura, à história, aos personagens e às tradições locais. Para participar do certame é necessário ser alagoano ou estar radicado em Alagoas.

“A cada edição, a disputa fica mais acirrada, por causa do alto nível das obras inscritas. E, em função do sucesso deste edital, vamos anunciar novas oportunidades de publicação para escritores de obras infanto-juvenis, durante a próxima Bienal do Livro, neste ano”, afirma Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. 

Segundo Dagoberto, serão lançados novos editais para seleção de histórias em quadrinhos, de livros de poesia de cordel infantil e de obras direcionadas ao público com idade acima dos 10 anos.

 “A Coleção Coco de Roda é um grande sucesso editorial. Os 26 livros infantis da série vêm sendo amplamente adotados pelas escolas públicas e privadas do estado. É em função desse sucesso e das oportunidades que identificamos que decidimos incrementar o nosso catálogo de obras voltadas para o público mais jovem, com foco numa faixa etária que ainda não trabalhamos devidamente”, destaca o diretor-presidente.

No total, 48 obras foram inscritas nesta edição da Coleção Coco de Roda. Para realizar a análise dos livros, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) montou um time de pareceristas formado por Eliana Kefalás Oliveira, doutora em Teoria e História Literária (Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP), professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Ana Cristina Dubeaux Dourado, doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Elisabete da Cruz, Pedagoga, autora infantil, diretora do Instituto Eloin, de São Paulo.

As autoras e autores vencedores do edital 2019 são: Gianinna Schaeffer Bernardes, com o livro Doce Riacho; Januário Leite, com Ebe em busca do mestre guerreiro da Canafístula; Marivaldo Omena Batista, com Marianinha foi ao mar; Natália Agra Carneiro, com Os balões de Nise; e Tiago Amaral de Carvalho, com Carnaval sem fim.

Já o edital para credenciamento dos ilustradores da Coleção Coco de Roda contou com 38 inscrições no total. A grande surpresa do resultado foi a predominância do número de mulheres aprovadas. “Desde a criação da Coco de Roda, em 2011, apenas uma mulher tinha assinado as ilustrações de um dos nossos livros publicados. Neste ano, três ilustradoras foram selecionadas, sendo duas delas estreantes na coleção”, ressalta Fernando Rizzotto, editor de arte da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

De acordo com Rizzotto, um aspecto importante do resultado é que dos cinco ilustradores selecionados, apenas dois são veteranos da Coco de Roda: Daniel Aubert e Chris K. “Nossos editais sempre têm a pretensão de gerar oportunidade de trabalho no mercado editorial alagoano e de revelar novos talentos. Neste sentido, o resultado deste ano confirma nossa ambição”.

Os profissionais ilustradores escolhidos foram: Beatriz Ferreira Couto Montenegro; Christianne Kelly Cavalcante da Silva; Daniel Aubert de Araujo Barros; Diego Malta de Campos e Ingrit Maria Santos Lima. Fizeram parte da comissão que avaliou os portfólios dos candidatos o artista plástico e publicitário Lucas Lamenha; o fotógrafo, cartunista e publicitário Léo Villa Nova; e o designer gráfico e ilustrador Tiago Oli.