Geral

Equatorial Alagoas dá dicas de como utilizar a geladeira de forma consciente

Aparelho pode representar cerca de 25% do valor da conta de luz

Por Assessoria 01/08/2019 11h11
Equatorial Alagoas dá dicas de como utilizar a geladeira de forma consciente
Geladeira pode representar cerca de 25% do valor da conta de luz - Foto: Assessoria

A geladeira é um item indispensável numa residência e um dos equipamentos que mais consomem energia por necessitar ficar ligada 24h por dia. Mesmo um aparelho eficiente pode representar cerca de 25% do valor da conta de luz de uma residência. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas preparou uma série de dicas para a população utilizar a geladeira de forma adequada e sem pesar no bolso.

Veja dicas:

•  O refrigerador deve ser instalado em local bem ventilado, sem encostar em paredes ou móveis e mantido sempre longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas; 

•  É preciso manter as borrachas de vedação da porta em bom estado para que ela feche corretamente;

•  Alimentos quentes ou recipientes destampados não devem ser colocados na geladeira. Isto evita que o motor trabalhe mais do que o habitual e gaste ainda mais energia para manter a temperatura interna;

•  Se o aparelho não tem a capacidade de refrigeração sem produção de gelo é necessário fazer o degelo periodicamente;

•  A geladeira só deve ser aberta quando for necessário. O simples ato de abrir e fechar a geladeira faz com que ela gaste mais energia.   

De acordo com o engenheiro eletricista da Equatorial Energia Alagoas, Edmilson Santos, além das orientações acima, é bom evitar estender roupas, panos e tênis na parte de trás do equipamento. “O costume de utilizar a geladeira como o ‘varal’ para que roupas sequem mais rápido é muito comum, mas é bastante prejudicial para o aparelho, pois dificulta a dispersão do calor, o que diminui a capacidade de resfriamento, causa desgaste no refrigerador - reduzindo a vida útil do compressor (o motor), e aumenta o valor da conta de energia”, afirma Edmilson.

O engenheiro orienta ainda que o cliente deve sempre verificar o consumo declarado pelo fabricante e também se a geladeira tem o selo de economia de energia do Procel e categoria “A” do Inmetro. Além disso, em famílias pequenas, recomenda-se evitar a compra de equipamentos muito potentes ou grandes, pois na maior parte do tempo a família não utiliza toda a capacidade do aparelho e o consumo de energia é maior.

Troca de geladeiras

A Equatorial Energia Alagoas começou na terça-feira (30) o cadastro para o sorteio de 240 geladeiras econômicas e eficientes nos municípios de Penedo e Delmiro Gouveia. O sorteio acontecerá na sexta-feira (02). A troca é realizada de forma gratuita, pois a distribuidora sabe o impacto na conta de energia ao ter um equipamento obsoleto e de consumo elevado dentro de casa. As geladeiras sorteadas são bastante econômicas e o cliente premiado já conseguirá perceber a diferença na fatura seguinte.

Na próxima semana, a campanha será realizada em Maceió e em Santana do Mundaú. Para participar da ação é preciso atender aos seguintes critérios:

•    Estar adimplente com a Equatorial Energia Alagoas;
•    Ser o titular da conta de energia;
•    Apresentar CPF e Identidade;
•    Apresentar a última conta paga;
•    A unidade consumidora deve ser residencial;
•    Ter em casa uma geladeira ineficiente que consuma muita energia e que funcione para fazer a troca.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento através do número 0800 082 0196.